Tocha olímpica desce rio e montanha na Sibéria

Revezamento da tocha olímpica Sochi 2014 / Foto: Sochi 2014

Rio de Janeiro - O revezamento da tocha olímpica chegou à república de Altai, no sul da Rússia, fronteira com o Cazaquistão. Os 70 portadores da chama passaram pelas principais ruas da cidade de Gorno-Altaisk, capital da república. Ao todo, percorreram um trajeto de 16,7 quilômetros. 

Os moradores da cidade tiveram a oportunidade de conhecer a tocha logo na entrada, por onde começou o revezamento com Ivan Nemtsev, campeão mundial de levantamento de peso. Logo em seguida, foi Madie Kalanakov, treinador e mestre da luta greco-romana, quem ficou responsável por carregar a chama olímpica. 

Igor Levitin, um dos grandes cartolas por trás da Federação Russa de Tênis e cidadão honorário da república de Altai, teve a incumbência de tomar as rédeas do revezamento. Ele recebeu a tocha olímpica em frente ao complexo Golden Gates, um símbolo de unidade dos povos turcos em Gorno-Altaisk. 

O revezamento da chama continuou ao longo da principal via flucial da região, o rio Katun. Os portadores que se seguiram eram membros da equipe de rafting masculina, da Universidade Estadual de Gorno-Altaisk. Ao longo do trajeto no rio, eles passaram a tocha para as jovens mulheres da equipe feminina. 

Completando a pluralidade de revezadores, a tocha passou até as mãos de esquiadores, no complexo de esqui Mancherok, na montanha mais alta da Sibéria, a Belukha, situada a 1.012 metros de altitude. A partir daí, nos arredores da montanha, a chama olímpica desceu sobre esquis e trenós. 

O final do revezamento da tocha olímpica está programado para ocorrer no dia 7 de fevereiro, dia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno Sochi 2014.