Tocha Olímpica chega ao Pólo Norte

Tocha Olímpica no Pólo Norte / Foto: Divulgação / Sochi 2014

Rio de Janeiro - A chama olímpica dos Jogos de Inverno foi levada até o Pólo Norte pela primeira vez na história. Símbolo de Sochi 2014, a tocha chegou até o coração do Ártico, no maior bloco de gelo do mundo, como parte do percurso do revezamento, que deve terminar no dia 7 de fevereiro, na abertura dos Jogos, no Estádio Olímpico.

Durante a viagem até o local onde a chama seria levada, o fogo foi mantido dentro de uma lâmpada específica para que não se apagasse por conta das baixíssimas temperaturas do Pólo Norte. A lâmpada especial era de óleo e foi levada na cabine de um navio quebra-gelos.

O barco especial, aliás, atingiu um novo recorde ao levar 91h12min de Murmansk, cidade do norte da Rússia, até o ponto mais central do planeta Terra.

Os revezadores do Ártico foram 11, dentre os quais pessoas que contribuíram ao longo dos anos para o estudo da região polar, a conservação de seus recursos naturais, animais e sua ecologia em geral. Isso inclui homens e mulheres da Rússia, da Irlanda, dos EUA, da Suécia, dentre outros países.

Como já anunciado pelo Comitê Organizador dos Jogos, este será o maior revezamento de toda a história dos Jogos de Inverno. Aproximadamente 14 mil pessoas deverão porter a tocha em algum momento, em mais de 2.900 lugares, em 83 regiões da Rússia.