Sochi está pronta para os Jogos; confira imagens exclusivas da cidade

Anéis olímpicos, em Sochi, ficam na costa do Mar Negro / Foto: Esporte Alternativo

Rio de Janeiro - Com uma população três vezes menor do que Campinas, no interior de São Paulo, a pequena cidade-resort Sochi, na Rússia, passou por uma verdadeira revolução estrutural para estar apta a receber a primeira edição das Olimpíadas de Inverno na Rússia, que tem início na próxima sexta-feira, 7. 

Dentro de um país frio - tanto no clima quanto na hospitalidade -, a cidade se destaca como uma das mais amenas da Rússia, tendo temperaturas que oscilam entre 26° e 32° C no verão e com invernos que dificilmente atingem números negativos. Mas por que então foi escolhida para sediar o maior evento esportivo de inverno do planeta?

A cidade sede dos Jogos com vias desentupidas a quatro dias da cerimônia de abertura / Foto: Esporte Alternativo

A resposta não é tão simples, mas está ligada à paisagem montanhosa da região do Cáucaso, próxima à cidade e às inúmeras montanhas que cercam Sochi, litorânea ao Mar Negro. Além disso, já há algum tempo a Rússia de Putin e Medvedev buscava uma oportunidade de se exibir para o mundo, após o fim da URSS, no pós-guerra fria.
 
Com uma população estimada em 343 mil pessoas, segundo o censo de 2010 (perdeu 15 mil moradores em relação à contagem de 2002), Sochi se transformou no maior resort do país, atraindo milhares de russos durante o verão, graças ao clima subtropical. A estrutura hoteleira pernamente da cidade, de certa forma, foi um dos poucos pontos que não foram totalmente repensados para os Jogos. 
 

Bolshoy Ice Dome, que sediará as disputas do hóquei no gelo / Foto: Esporte AlternativoAlém dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, agora em fevereiro, Sochi deverá receber uma etapa da Fórmula 1 nos próximos anos e ainda ser coroada como uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2018. Definitivamente, a cidade está com tudo. 

Servida pelo Aeroporto Internacional Adler-Sochi, que em 2010 recebeu em torno de 1.9 milhões de passageiros, a sede dos Jogos Olímpicos conta ainda com uma estrutura de transporte ferroviário, a Sochi Light Metro, que possui três linhas de metrô e 24 estações. A construção das linhas foi feita tendo em vista as Olimpíadas. 

Na semana em que terá início o maior evento esportivo da temporada, Sochi parece tranquila e com uma paisagem chuvosa, que pode ser conferida nas fotos exclusivas do Esporte Alternativo que ilustram a cidade olímpica ao longo deste artigo. 

Bandeiras tremulam em Sochi / Foto: Esporte Alternativo

Assim como Londres, que possuía o símbolo maior das Olimpíadas - os cinco anéis - na Tower Bridge, um dos principais pontos da cidade, Sochi manteve a tradição, erguendo os anéis gigantes em frente à costa do Mar Negro. 

Mesmo com os inúmeros problemas que assolam e colocam em risco a plena realização dos Jogos - como as ameaças de terrorismo, os protestos e boicotes contra a lei antigay russa, as preocupações acerca do clima -, Sochi parece tranquila na semana da cerimônia de abertura dos Jogos.

Em uma imagem vista de cima, podemos conferir apenas dois ônibus circulando em uma via durante o dia, sob um céu bastante nublado. Em outras duas fotografias, vemos o Bolshoy Ice Dome, que abrigará um dos esportes mais disputados dos Jogos, o hóquei no gelo. Baseado em um pingo d'água congelado, o local tem uma estrutura ímpar visto de fora. 

Acompanhe o Esporte Alternativo durante os Jogos de Inverno para conferir mais imagens exclusivas das competições na Rússia e se manter informado sobre os principais resultados, inclusive da delegação brasileira.