Russa que acendeu a pira pede desculpas por tweet racista sobre Obama

À época, patinadora postou a imagem sem nenhuma legenda / Foto: Reprodução / www.propagandes.info

Rio de Janeiro - Irina Rodnina, três vezes campeã olímpica da patinação artística e responsável pelo acendimento da pira olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos de Inverno de Sochi, na última sexta-feira, veio a público se desculpar por um tweet racista publicado no ano passado. 

A atleta afirma, agora, que a publicação foi feita quando sua conta estava hackeada, segundo informações do Yahoo News. 

Rodnina, que ajudou a acender a pira olímpica juntamente com a estrela russa do hóquei no gelo, Vladislav Tretiak, retrucou as críticas após um site divulgar novamente o tweet. A postagem, datada de outubro, contém a imagem de uma banana sobreposta à fotografia do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e sua mulher, a primeira-dama Michelle Obama. 

Rodnina disse que ela deletou a foto. Segundo a patinadora, a imagem havia sido enviada à internet por amigos nos Estados Unidos, eximindo de si qualquer culpa. Em outra mensagem, porém, ela defendeu o ato. "Liberdade de discurso é liberdade!", escreveu. 

"Eu respeito a família Obama e peço desculpas por não ter deixado claro antes que não apoio a foto tweetada ou o racismo em nenhuma forma", declarou.