Rússia anuncia seu time de voluntários para os Jogos

Voluntários eram onipresentes e muito simpáticos em Londres, resta saber se na Rússia também serão / Foto: Humberto Deveza / EA

Rio de Janeiro - No Dia Internacional do Voluntário, 5 de dezembro, o Comitê Organizador dos Jogos de Inverno Sochi 2014 apresentou o time nacional de voluntários para as Olimpíadas na Rússia. A equipe é composta por 25 mil pessoas de 26 diferentes centros de voluntariados por toda o imenso território russo. Além do mais, há voluntários de outros países, chamados de "globais" pelo comitê.

Todos eles passaram por vários estágios de treinamento e estão, de acordo com o comunicado, preparados para trabalhar nos primeiriso Jogos de Inverno da história do país. 

A equipe se apresenta como bastante enérgica, sendo a média de idade deles 25 anos, com 60% de homens e 40% de mulheres. Há, ainda, voluntários da terceira idade, num total de 928 pessoas - nesse caso, a idade média é de 62 anos e 16% do grupo é de cidadãos estrangeiros. 

A maior parte dos voluntários de Sochi 2014 foi selecionada da região de Krasnodar, incluindo Sochi (24%), Moscovo (11%) e São Petersburgo (7%). A região de Moscou (pouco menos de 7%) e de Rostov (3%) completam os cinco principais centros de onde os voluntários se originam. 

Dos 25 mil dispostos a ajudarem nos Jogos, 2 mil são de outros países. A maioria deles vem dos Estados Unidos (10%), Ucrânia (9%, justificados pelo fato de ser vizinha da Rússia), Canadá, Reino Unido e Cazaquistão (8% cada). Da Alemanha vierem 7% dos estrangeiros e da França, 4%. A equipe conta ainda com vários voluntários do Japão, Nova Zelândia, Camarões, Congo e Paquistão, o que a torna bastante diversificada. 

Nos Jogos de 2014 o maior número de voluntáiros estarão envolvidos em eventos relacionados à manutenção (7.102 pessoas), a cerimônias (2.413 pessoas), interação com os comitês nacionais (1.180 pessoas), interação com o COI (1.149 pessoas), dentre outras funções. 

Brovko Sergey, voluntário do controle de doping, em Moscou, se diz honrado de poder participar das Olimpíadas. "Eu vou ter uma experiência em primeira mão, moldando e participando dos Jogos Olímpicos. Na última temporada, eu estava envolvido nos eventos de teste e eu tenho orgulho de continuar a contribuir para a hospedagem russa deste grande evento esportivo", ressaltou. 

Em Londres 2012, um dos grandes destaques foi a participação ativa e brilhante dos voluntários nos Jogos. Eles estavam em toda parte, prontos para atender aos turistas com muita cordialidade e eficácia. Resta saber se os russos, famosos pela frieza e pouco acolhimento turístico, repetirão o que se viu em Londres. 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook