Rosatom leva Tocha Olímpica de Sochi 2014 para o Pólo Norte

O maior quebra-gelo nuclear do mundo, construído pela Rosatom, estatal russa de energia nucelar, partiu com a tocha olímpica / Foto: Divulgação / Sochi 2014

Rússia - O maior quebra-gelo nuclear do mundo, construído pela Rosatom, estatal russa de energia nucelar, partiu com a tocha olímpica, semana passada, em uma expedição única no Ártico. Em 15 dias, o navio “50 Anos de Vitória”, percorrerá mais de 5.000 km de Murmansk para o Pólo Norte e retornará. A chama olímpica será acesa no coração do Ártico no primeiro Projeto Especial de Revezamento da Tocha Olímpica "Sochi 2014". Durante a viagem, a chama olímpica será mantida em um lampião especial.
 
Pela primeira vez na história da humanidade, a chama olímpica vai visitar o lugar que é chamado de "The Top of the World", ponto onde os meridianos e fusos horários se encontram: o ponto mais setentrional do planeta.
 
Além do transporte, a Rosatom será responsável pela entrega da tocha, segurança da equipe da expedição, arranjos para a cerimônia de acendimento, bem como alimentação e assistência médica para a equipe de revezamento e para o grupo que acompanha os trabalhadores do Comitê Organizador de Sochi 2014 .
  
A chama olímpica vai iluminar todo o percurso até o Pólo Norte com a Lâmpada da Tocha Olímpica Especial. Uma vez no Pólo Norte, será feita a Cerimônia de Acendimento. A tocha será erguida por representantes da Rússia e países do Conselho do Ártico, relacionados ao estudo e à conservação do Ártico, que irão participar do Revezamento. O Conselho do Ártico é uma organização internacional, fundada em 1996, na sequência de uma iniciativa da Finlândia para proteger a natureza única do Pólo Norte. A equipe de revezamento correrá com a tocha ao lado do navio quebra-gelo e irá atravessar um bloco de gelo. Depois disso, irão acender o Caldeirão Olímpico da Sochi 2014 .
 
Segundo o director-geral da Rosatom, Sergey Kirienko,"É uma grande honra para a Rosatom se tornar um fornecedor dos primeiros Jogos Olímpicos de Inverno na Rússia. A Rosatom compartilha dos valores do Movimento Olímpico Internacional, contribui para o desenvolvimento do esporte e cria tecnologia para oferecer conforto e saúde dos cidadãos russos. Estamos confiantes de que a expedição da chama olímpica para o Pólo Norte usando o quebra-gelo "50 anos de Vitória" e o estágio de revezamento que acontecerá lá, será um momento-chave de importância mundial e um símbolo da unidade entre os países do Conselho do Ártico, tendo como objetivo comum conservar a natureza única da região".
 
 Sobre a Sochi 2014 - A jornada da Chama Olímpica de Sochi 2014 para o Pólo Norte não é o único projeto ecológico especial em grande escala, que irá mostrar a beleza natural da Rússia para o mundo. Em novembro de 2013, a chama olímpica será mergulhada no lago mais profundo do mundo - Lago Baikal. O projeto especial de Baikal começará com um encontro teatral com a Chama Olímpica no Museu Nacional de Taltsy. Em seguida, a equipe de revezamento, composta por mergulhadores, irão entrar no Baikal com a chama acesa. A placa comemorativa do Revezamento da Tocha Olímpica de Sochi 2014 será colocada no lago.
 
No início de fevereiro, o Revezamento da Tocha Olímpica da Sochi 2014 vai chegar ao cume de sua jornada - Monte Elbrus. Montanhistas experientes foram escolhidos para esta missão de honra: Karina Mezova, que subiu ao cume do Monte Elbrus 130 vezes, e Abdul Khamil Elmezov, o presidente da Federação da escalada da República de Kabardino-Balkaria. Os portadores vão levar a chama olímpica ao cume do Monte Elbrus. Em 5.300 metros acima do nível do mar, a cerimônia de  Iluminação do Caldeirão Olímpico irá acontecer. Após a cerimônia, irá acontecer um show de projeção de luzes especiais e performance de atletas de esportes radicais, numa pista de esqui no vale Azau.
 
O Presidente do Comitê Organizador de Sochi 2014, Dmitry Chernyshenko, observou: "O Revezamento da Tocha Olímpica será o maior revezamento na história do Movimento Olímpico. A viagem da Tocha para o Baikal, Elbrus e Pólo Norte serão os destaques do Revezamento, que vai ajudar a demonstrar a necessidade de conservar as paisagens naturais únicas de nossas regiões, bem como, mostrar a beleza da Rússia para o mundo”.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook