"Não deveria estar nevando?", questiona jornal sobre calor em Sochi

Rapazes se refrescam do calor em Sochi na praia / Foto: Picture EPA

Rio de Janeiro - Está claro que Sochi não será uma das cidades mais frias a sediar uma edição das Olimpíadas de Inverno. O resort, que é um dos mais procurados pelos russos no verão, têm apresentado temperaturas quase tropicais e causado irritação nos atletas e até na mídia. 

O jornal britânico METRO publicou, em sua página na internet, uma reportagem abordando o calor em Sochi com a seguinte manchete: "A vida é uma praia nos Jogos, mas não deveria estar nevando?", questionaram retoricamente. 

Algumas imagens que justificam o clima subtropical ilustram a reportagem: pessoas com roupas curtas tirando fotos em um céu bastante azul e outras até sem camisa, tomando sol nas pedras da orla do Mar Negro. 

Outros que vêm se mostrando incomodados com o calor excessivo para uma cidade-sede dos Jogos de Inverno são os próprios atletas. “Estou tentando me esconder do sol aqui, porque estou ficando vermelha”, foram as palavras da esquiadora britânica Chemmy Alcott, que participa das disputas do esqui alpino. 

Segundo Jean-Philippe le Guellec, do Canadá, foi a neve inconsistente que o fez quebrar um de seus esquis quando era líder do biatlo 12,5 km. Devido a isso, o esquiador terminou em 26º pois precisou parar para trocar de equipamento. 

“Acho que estamos sendo um pouco prematuros aqui. Estive em alguns eventos ontem (terça-feira) e não me pareceu um problema (a questão da neve nas provas de montanha). A neve está vindo no fim de semana e as temperaturas irão cair”, minimizou a situação o COI, nas palavras de seu diretor de comunicação, Mark Addams.

Durante o dia, as temperaturas em Sochi têm atingido a casa dos 15º C.