Pela primeira vez na história tocha olímpica vai pro espaço

Nave que levará a tocha, nesta quinta-feira, foi especialmente decorada com o logotipo dos Jogos de Sochi 2014 / Foto:  Bill Ingalls / Nasa

Rio de Janeiro - É amanhã! Se tudo sair como planejado pelos russos, nesta quinta-feira, pela primeira vez na história, a tocha olímpica, símbolo dos Jogos Olímpicos, viajará até o espaço. A chama será levada até a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) pela nave russa Soyuz TMA-11M.

Um dos três tripulantes encarregados da viagem, o astronauta americano Rick Mastracchio, concedeu entrevista coletiva na base de Baikonur, no Cazaquistão. "Considero que a tocha olímpica que levaremos à ISS simbolizará a unidade das nações que trabalham na Estação Espacial Internacional", afirmou Rick.

Segundo a programação, a tocha deverá sair para uma "caminhada especial" no dia 9. Por motivos técnicos e de segurança dos cosmonautas, a chama não deverá ser acesa e o objeto retorna à Terra no dia 11, para continuar seu histórico revezamento. 

Na chegada à ISS, o comandante da missão, o russo Mikhail Tyurin, passará a tocha de Sochi 2014 para os astronautas Oleg Kotov e Sergey Ryazansky, que farão uma caminhada espacial com o símbolo dos Jogos. Além do russo e do americano, um japonês, Koichi Wakata, completa a tripulação que viajará à estação. 

Tyurin afirmou que a tocha é muito parecida com a que leverá o fogo olímpico a Sochi. Sobre os Jogos, aliás, o astronauta disse que será possível acompanhar as disputas do espaço. Segundo ele, há "meios de comunicação muito bons, graças às tecnologias do segmento americano". "Não é completamente internet, mas se trata de tecnologias similares", explicou Tyurin. 

A tocha olímpica ainda não está nem na metade de seu revezamento, que teve  início em 6 de outubro, em Moscou. O revezamento de Sochi, aliás, será o mais longo da história dos Jogos, já que deverá percorrer mais de 65 mil quilômetros, passando por 14 mil revezadores, em 130 cidades de todas as 83 entidades federativas da Rússia. 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook