OMEGA abre contagem para os Jogos Olímpicos pela 26ª vez

Novo equipamentod o bobsled / Foto: Divulgação OMEGA

Rio de Janeiro - A 10 dias da abertura dos Jogos Olímpicos de Sochi e depois de nove relógios de contagem regressiva espalhados pela Rússia, a OMEGA comemora em Sochi, a 26ª vez que será cronometrista oficial dos Jogos Olímpicos. 

A primeira edição dos Jogos Olímpicos de Inverno que teve tecnologia OMEGA foi nos Jogos de 1932, em Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha. Na ocasião, apenas um técnico com 27 cronógrafos foram usados para cronometrar as provas. Por mais de setenta e cinco anos, a OMEGA vêm contribuindo e investindo nas inovações tecnológicas para cada modalidade esportiva dos Jogos. 
 
Em Sochi, serão 260 profissionais apoiados por 170 voluntários treinados que farão a cronometragem e geração de resultados de cada prova. Serão usados 230 toneladas de equipamentos, incluindo 78km de cabos e fibra ótica e 120 placares eletrônicos. 
 
Para os Jogos Olímpicos de Sochi, a OMEGA lançará uma tecnologia inovadora para as provas de Bobsled: é a unidade de medição OMEGA para velocidade e aceleração dos trenós. Os dados estarão disponíveis ao mesmo tempo para os concorrentes, suas equipes e os telespectadores ao redor do mundo. A informação coletada pela unidade de medição do OMEGA será de cada trenó. 
 
Este dispositivo inovador, composto por um sensor de velocidade, consiste em sensor de aceleração 3D e um giroscópio sensor 3D, tudo com a aquisição de dados em tempo real.
 
O sensor de velocidade registra a velocidade do Bobsled durante toda a corrida. O sensor 3-eixo giroscópio determina continuamente a velocidade angular do Bobsled. A velocidade angular é a velocidade do trenó enquanto gira em torno da pista, e é medida como a taxa de variação do ângulo do trenó subtendido no ponto da pista no caminho do bobsled. O sensor de aceleração de 3 eixos permite a determinação contínua das forças que atuam sobre o condutor durante a corrida, com cada eixo de medição de um parâmetro de aceleração diferente. 
 
A unidade de medição OMEGA beneficia os pilotos de Bobsled e suas equipes, pois dá acesso imediato aos dados, o que, por sua vez, permite a adaptação e a melhora de seus programas de treinamento. 
 
O desenvolvimento da unidade de medição OMEGA
 
O desenvolvimento da Unidade de Medição OMEGA começou em outubro de 2011, com alguns desafios interessantes. Por um lado, os dados capturados teriam que ser tão exatos o suficiente para servir de base para as análises pós-corrida em profundidade por treinadores e técnicos. Por outro lado, a transmissão sem fio, quase sem atraso, junto com o processamento rápido e simples foram considerados os principais devido às exigências de visualização em tempo real dos dados ao vivo.
 
Um protótipo inicial relativamente simples do aparelho foi montado. Intencionalmente em manter nesta fase, as coisas mais básicas, não foram incluídos pelos designers certas características, assim como a função de transmissão sem fio, que mais tarde seria crucial. Assim, os dados do sensor tiveram que ser gravados diretamente em um mini-PC montado ao lado do circuito do protótipo dentro do chassi do Bobsled. Obviamente, o sistema até este ponto era grande e pesado, mas os três componentes do sensor básico -o radar, giroscópio e acelerômetro - tiveram um bom desempenho. 
 
No final de 2011, a equipe de design alternava testes ao ar livre e avaliações internas em intervalos curtos e no início do ano seguinte, já era possível apresentar o primeiro vídeo clipe, mostrando imagens da câmera ao vivo combinada com uma inserção de gráficos que foi após a corrida num prazo sincronizado de dados do sensor. 
 
Uma grande parte de 2012 foi dedicada ao aperfeiçoamento da parte de transmissão sem fio do projeto e após meses de avaliação e uma reformulação da unidade, um protótipo estava pronto para testes intensivos no local na temporada 2012/2013. Estava claro que quase todos os objetivos foram alcançados, incluindo a transmissão de dados ao vivo e a adição de dados em tempo real de vários trenós em gráficos de televisão.
 
A unidade de medição OMEGA foi totalmente testada e pronta para aumentar as emoções dos eventos Bobsled no Jogos Olímpicos de Inverno 2014 em Sochi.