Moscou recebe, na Praça Vermelha, revezamento da tocha

Vladimir Putin, presidente russo, acende a chama olímpica em Moscou / Foto: Divulgação / Sochi 2014

Rio de Janeiro - Após ser acesa inicalmente em Olímpica, na Grécia, berço dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, a Tocha Olímpica aterrisou neste domingo em Moscou, capital da Rússia. O país terá, em Sochi, a sede da próxima edição das Olimpíadas de Inverno, em 2014 e, por isso, viverá uma verdadeira jornada da tocha nos próximos meses. 

O presidente russo, Vladimir Putin, foi quem acendeu a chama da tocha olímpica na bacia de fogo, marcando o início da primeira etapa do revezamento. Dez portadores correram com a tocha de Sochi 2014 em torno das terras do Kremlin, em Moscou. 

No coração da capital, a comitiva que trouxe a chama foi recebida com um show de performances incluindo balé e música pop. Das portas da Torre Spasskaya, na Praça Vermelha, soldados criaram um corredor com as bandeiras das 83 regiões da Rússia, na ordem em que receberão a chama olímpica. 
 
Os primeiros portadores da tocha foram os patinadores russos Lina Fedorova e Maxim Miroshkin, que acenderam a tocha juntamente com Putin. Completando sua seção do revezamento ao longo do corredor de bandeiras até à Praça da Catedral do Kremlin, os atletas passaram a chama para Alexey Ashapatov, um recordista dos Jogos Paraolímpicos.
 
O revezamento da tocha olímpica continua na capital russa durante essa segunda e terça-feira. No total, 593 pessoas carregarão a chama num percurso de 77 km em Moscou. A rota prevê passagens ao longo das principais ruas e às margens do Rio Moscou. 
 
De acordo com cálculos dos organizadores, 90% da população russa estará em algum momento a uma hora de distância da rota do revezamento, e isso significa que aproximadamente 130 milhões de cidadãos russos serão capazes de assistir ou participar diretamente dos atos. No total, a chama olímpica irá passar por mais de 65 mil km, de carro, trem, avião, troika russo (uma espécia de carruagem) e até trenó de renas. 
 
Este será o maior revezamento de toda a história dos Jogos de Inverno. 14 mil pessoas deverão porter a tocha em algum momento, em mais de 2.900 lugares, em 83 regiões da Rússia. A viagem da chama olímpica termina, então, na cerimônia de abertura das Olimpíadas, no dia 7 de fevereiro de 2014.