Como o próprio nome traz, o esqui livre é um dos eventos que mais dá liberdada ao atleta. Durante sua apresentação, ele combina velocidade, manobras aéreas enquanto esquia e técnicas artísticas / Foto: Divulgação Sochi 2014

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Estados Unidos   

 

                       

      05                        05                      04


 

      2 - Canadá

                   

       04                        03                       02


 

       3 - Austrália

                  

       03                       01                       01


 

  

A modalidade   

Como o próprio nome traz, o esqui livre é um dos eventos que mais dá liberdada ao atleta. Durante sua apresentação, ele combina velocidade, manobras aéreas enquanto esquia e técnicas artísticas. O resultado disso é uma exibição que busca a perfeição, entre cambalhotas e saltos mortais.
 
A modalidade é antiga – há registros de manobras com o esqui desde meados do século XX – mas só foi disputada nos Jogos de Calgary, em 1988, ainda assim como esporte de demonstração.
 
Há algumas provas previstas: Ski Cross, em que os atletas descem disputando baterias eliminatórias de quatro em quatro, sendo que apenas os dois primeiros avançam; Moguls, disputada em uma pista em declive, em que os atletas são avaliados por suas curvas e manobras e Aerials / Half Pipe / Slopestyle, estilo no qual as manobras aéreas dos atletas são avaliadas por juízes especializados para a determinação do vencedor.  
 

Você Sabia ?

O esqui livre fez bastante sucesso nos EUA a partir dos anos 1960, tendo sido carinhosamente batizado de “hotdogging”. O nome capturava a mistura dos truques acrobáticos, saltos, guinadas e a adrenalina do esporte. 
 

Razões para assistir 

Possibilidade de brasileiras na jogada: Lais Souza e Josi Santos farão sua estreia em Jogos de Inverno em Sochi. As duas são as primeiras atletas de Aerials do País e, treinadas pelo gabaritado técnico Ryan Snow, têm grandes possibilidades de representar o Brasil.