Data de 1850, ano em que o norueguês Sondre Norheim conseguiu popularizar o uso de esquis com laterais curvas, o princípio do esporte hoje denominado esqui alpino / Foto: Divulgação Sochi 2014

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Áustria  

 

                       

      31                        35                      39


 

      2 - Suíça  

                   

       18                        19                       19


 

       3 - França

 

                  

       15                       14                       14


 

  

A modalidade   

Data de 1850, ano em que o norueguês Sondre Norheim conseguiu popularizar o uso de esquis com laterais curvas, o princípio do esporte hoje denominado esqui alpino. A prática, entretanto, tornou-se uma modalidade olímpica, para homens e mulheres, nos Jogos de Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, em 1936. 
 
No debute do esqui alpino, apenas uma competição combinada de downhill (descida livre) e slalom (descida com obstáculos). Nos Jogos seguintes, foi introduzido o evento slalom gigante (parecido com o slalom, mas mais rápido e com curvas de raios maiores).
 
Em 1988 o programa da modalidade ganhou a inclusão do Super-G, considerado o evento mais veloz dentre os quatro. Haverá ainda, em Sochi, o Super Combinado, prova que combina em um só dia uma descida de Downhill e uma de Slalom Especial. 
 
 

Você Sabia ?

O Brasil, mesmo sendo um país tropical, organiza competições nacionais para seus atletas desde 1986. A disputa ocorria no Chile mas, a partir de 1988, passou a ser sediado em Las Leñas, na Argentina.
 

Razões para assistir 

Brasileiros na jogada: o esqui alpino contra com dois representantes brasileiros, dentre os sete atletas convocados pela CBDN (Confederação Brasileira de Desportos na Neve). Jhonatan Longui, que já esteve nos Jogos de 2010, é o recordista brasileiro de Slalom e no Slalom Gigante, provas que deve competir em Sochi, e no Super Combinado. Outra que representa o Brasil é Maya Harrisson, de 21 anos, a mais jovem convocada pela CBDN. Maya fez história ao estabelecer, com apenas 17 anos, o melhor resultado da história do Brasil na modalidade nas Olimpíadas de Vancouver em 2010.