O curling é praticado em uma pista de gelo e tem por objetivo colocar pedras de granito o mais próximo possível de um centro, como se fosse um alvo / Foto: Divulgação Sochi 2014

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Canadá   

 

                       

      03                        03                      02


 

      2 - Suécia  

                   

       02                        02                       01


 

       3 - Grã-Bretanha

                  

       02                       00                       00


 

  

A modalidade   

Disputado entre duas equipes de quatro jogadores cada, o curling é praticado em uma pista de gelo e tem por objetivo colocar pedras de granito o mais próximo possível de um centro, como se fosse um alvo. Para isso os atletas utilizam pequenas vassouras. 
 
Cada um dos quatro atletas pode lançar até duas pedras em cada subdivisão da partida. Após o lançamento os outros jogadores varrem o chão, a fim de diminuir o atrito entre a pista e a pedre e fazê-la chegar mais longe e ficar assim mais perto do alvo. 
 
O esporte entrou no programa olímpico na primeira edição oficial dos Jogos, em Chamonix 1924. Após isso, o curling saiu de cena e apareceu como demonstração em Lake Placid 1932. Manteve essa alcunha em Calgary 1988 e Albertville 1992. Apenas em Nagano 1998 é que foi incluído oficialmente como disciplina olímpica, como disputas masculina e feminina.
 
 
 

Você Sabia ?

Apenas o Brasil possui seleção nacional de curling dentre os países sul-americanos. Em 2010, a equipe participou de um desafio contra os EUA, a fim de conseguir uma vaga para o Mundial da modalidade. Os Estados Unidos venceram a partida por 8 a 2. 
 
 

Razões para assistir 

Esporte inusitado: o curling é provavelmente o esporte mais diferenciado dos Jogos de Inverno. Nenhum outro esporte é capaz de unir agilidade, gelo, pedra e uma vassoura e ser tão interessante quanto o curling. 
 
Sensação em Vancouver: nos Jogos de Inverno de 2010, as disputas do esporte marcaram ótimos índices de audiência na TV brasileira. Além do ineditismo das exibições - já que o brasileiro não está acostumado a assistir partidas de curling -, a bela equipe feminina do Canadá chamou a atenção dos homens.