O combinado nórdico, como o próprio nome adianta, é uma mescla das provas de salto com o esqui cross crountry  / Foto: Divulgação Sochi 2014

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Noruega   
 

                       

       11                         08                        07


 

      2 - Finlândia   

                   

       04                        08                       02


 

       3 - Áustria 

 
                  

       03                       02                       07


  

 A modalidade   

O combinado nórdico, como o próprio nome adianta, é uma mescla das provas de salto com o esqui cross crountry. Atualmente conta com três eventos, são eles o de pista curta, longa e o por equipes. 
 
Desde a primeira edição oficial dos Jogos, em Chamonix, França, 1924, que se disputa a modalidade. O evento por equipes, entretanto, só foi colocado no programa de Calgary, 1988, com a previsão de três esquiadores por equipe. Dez anos depois, em Nagano 1998, esse número foi fechado em quatro atletas. 
 

Você Sabia ?

- Até meados dos anos 60 o esporte era dominado pelos nórdicos – noruegueses e finlandeses. A hegemonia escandinava foi quebrada quando o alemão ocidental Georg Thoma ganhou a medalha de ouroem Squaw Valley, em 1960. 

 

Razões para assistir 

1. Um híbrido que vale a pena! A modalidade conquista cada vez mais adeptos por conta da junção entre adrenalida e beleza, graças à dinâmica extremamente veloz do cross crountry e das manobras espetaculares das provas de salto.