Lais desloca a coluna, opera e está fora dos Jogos Olímpicos

 A atleta Lais Souza, que aguardava classificação para a prova de esqui aéreo nos Jogos Olímpicos de Inverno Sochi 2014, sofreu acidente  / Foto: Divulgação/CBDN

Salt Lake City (EUA) - A atleta brasileira Lais Souza está internada no Hospital da Universidade de Utah, nos Estados Unidos e se recupera de um cirurgia na coluna. A esquiadora e ex-ginasta sofreu uma queda enquanto treinava para os Jogos Olímpicos de Sochi e, segundo seu pai, deslocou a coluna cervical. Após a equipe médica tentar reposicionar a coluna sem sucesso, Lais foi operada. 
 
O pai da esquiadora, Antonio Luis Souza, afirmou à reportagem do Portal UOL que mal conseguiu dormir com a notícia, que recebeu na noite de segunda-feira em sua cidade, Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. 
 
"O que eu estou sabendo agora sobre o acidente é que ela teve um entorse na coluna e está em um período de pós-operação, de cerca de dez, 12 horas. Agora tem que fazer mais exames pra se certificar do que realmente aconteceu. Mas a cirurgia foi bem-sucedida", garantiu. 
 
Lais está acompanhada de Ryan Snow, seu técnico. A atleta estava praticamente garantida no esqui aerials nos Jogos de Inverno - seria a primeira brasileira a se classificar na modalidade na história. O site oficial de Sochi 2014 até contava com um perfil, com foto, da esquiadora.
 
Agora, com o acidente Lais, que também estava prevista na ginástica nos Jogos de Londres mas acabou ficando de fora de última hora por conta de uma lesão, também não disputará os Jogos na Rússia. 
 
Sua parceira de treinos, que também buscava a vaga olímpica, Josi Santos, pediu orações a Lais. "Obrigada a todos amigos que estao nesse momento orando e passaram a noite acordados por saber noticias da Lais Souza, ela saiu da cirurgia, esta bem e estamos aguardando as próximas 18 horas para ver como reage. Peço que continuem orando e a cada boletim tentarei dar noticias... Um beijo com coração apertadinho", escreveu nas redes sociais. 
 
O Comitê Olímpico Brasileiro divulgou um boletim oficial em que informa o ocorrido e diz estar tentando agilizar a documentação da mãe de Lais, para que ela possa acompanhar a filha nos EUA. O COB ofereceu passagem e hospedagem a um membro da família em Salt Lake City. 
 
Nas próximas horas um boletim médico deverá ser divulgado sobre o estado de Lais no pós-operatório. 
 
Confira a íntegra da nota divulgada pelo COB: 
 
A atleta Lais Souza, que aguardava classificação para a prova de esqui aéreo nos Jogos Olímpicos de Inverno Sochi 2014, sofreu acidente durante treinamento na madrugada desta terça-feira (horário Brasil), em Salt Lake City/Estados Unidos. A ex-ginasta sofreu uma torção na coluna depois de uma queda.
 
Ela foi imediatamente socorrida e internada no Hospital da Universidade de Utah, onde já foi submetida a uma intervenção cirúrgica. A Confederação Brasileira de Desporto na Neve (CBDN) entrou em contato com os familiares da atleta para mantê-los informados e assistidos. O Comitê Olímpico Brasileiro ofereceu passagem e hospedagem em Salt Lake City para um dos membros da família e acionou o Dr. Antonio Marttos Jr, médico do Time Brasil, traumatologista baseado em Miami, que chegará a Salt Lake no fim da tarde de hoje. 
 
A atleta está coberta pelo seguro da CBDN para os atletas profissionais de esportes de inverno e pela apólice de seguro saúde do Time Brasil, da Bradesco Seguradora. O primeiro boletim médico do hospital, após a cirurgia, deve ser divulgado nas próximas horas.