Lais Souza está na UTI e não consegue mover seus braços e pernas

 A atleta Lais Souza, que aguardava classificação para a prova de esqui aéreo nos Jogos Olímpicos de Inverno Sochi 2014, sofreu acidente  / Foto: Divulgação/CBDN

EUA - O Hospital da Universidade de Utah onde está internada Lais Souza divulgou nesta madrugada o primeiro boletim médico à respeito do estado de saúde da brasileira, que sofreu um grave acidente enquanto esquiava em Park City, Utah, na última segunda-feira, dia 27 de janeiro. Lais está internada na UTI neurológica do hospital, consciente, mas neste momento não consegue mover seus braços e pernas. 
 
Neste momento ela está sendo tratada na Unidade de Terapia Intensiva Neurológica do Hospital da Universidade de Utah, em Salt Lake City. Lais sofreu um trauma severo na coluna cervical.
 
De acordo com a equipe médica, Lais foi submetida a tratamento cirúrgico para realinhar a coluna cervical. Lais está acordada, segue comandos, mas não pode mover seus braços e pernas neste momento e está com o auxílio de ventilação mecânica para respirar. Está sendo cuidada pela Dra. Holly Ledyard, neurointensivista, e pelo Dr. Andrew Dailey, neurocirurgião, ambos da Universidade de Utah.
 
“Lais terá uma longa recuperação à sua frente. Neste momento, não podemos prever como será seu prognóstico em longo prazo. Ela está recebendo cuidados médicos excelentes e sua equipe  médica está fazendo tudo para que ela tenha a melhor recuperação possível”, disse o médico do Time Brasil, Dr. Antonio Marttos.
 
Lais aguardava classificação para os Jogos Olímpicos de Inverno Sochi 2014 e esquiava livremente em Park City com o técnico canadense Ryan Snow, quando se acidentou na segunda-feira, dia 27.  A atleta, que usava capacete, foi atendida prontamente e removida para o Hospital da Universidade de Utah, onde foi submetida a uma cirurgia na coluna cervical.
 
A família da atleta vem sendo assistida e informada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) sobre o quadro de Lais. O COB ofereceu passagem aérea e hospedagem para a mãe de Lais, Odete Vieira da Silva Souza, para viajar a Salt Lake City a fim de acompanhar de perto a recuperação da filha. Dona Odete, que viajará acompanhada da fisioterapeuta Denise Lessio, aguarda a liberação do visto de entrada nos Estados Unidos para embarcar possivelmente nesta quarta-feira, dia 29, para Utah. A gerente geral de Planejamento Esportivo do COB, Adriana Behar, também viajará nesta quarta-feira para Salt Lake City a fim de prestar atendimento a Lais e sua mãe.
 
O Dr. Antonio Marttos Jr. disponibilizou a estrutura do Hospital da Universidade de Miami para conduzir a recuperação de Lais. A moderna estrutura da Universidade de Miami, utilizando recursos da Telemedicina, foi fundamental no restabelecimento da atleta da Seleção Brasileira de Vôlei Jaqueline Carvalho, que se acidentou na coluna vertebral durante uma partida válida pelos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, em 2011. A exitosa experiência com a Universidade de Miami foi repetida com sucesso durante os Jogos Olímpicos Londres 2012.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook