Jaqueline Mourão se classifica para Sochi 2014

Jaqueline tem motivos de sobra para sorrir / Foto: Divulgação / CBDN

São Paulo - Nesta sexta-feira (24), a União Internacional de Biatlhon (IBU) confirmou a classificação de Jaqueline Mourão aos Jogos Olímpicos de Inverno no esporte, um feito inédito para o País e um novo recorde para a CBDN, que terá atletas em quatro modalidades de neve. 
 
Em Sochi-2014, a brasileira disputará a quinta edição dos Jogos na carreira, igualando a maior marca entre mulheres, além de estabelecer um recorde entre os todos os atletas do Brasil ao chegar à terceira modalidade olímpica diferente.
 
“Este foi o maior desafio da minha carreira esportiva e fico feliz demais por tudo ter dado certo. A felicidade é imensurável!”, comemora a biatleta, que também participará do Cross Country em Sochi. 
 
Ao ser comunicada da classificação pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), Jaqueline ressaltou o gosto pelo esporte, um dos motivos de sucesso da biatleta. “Fiquei sem reação quando fiquei sabendo, e logo começou um filme na minha cabeça de como foram estes últimos quatro anos em busca da vaga”, conta.  “Sempre gostei de desafios e adoro esporte. Felizmente tenho facilidade para aprender movimentos novos e tive muita sorte em poder continuar minha carreira esportiva depois do Mountain Bike, com saúde e dedicação”.
 
Morando no Canadá, a brasileira começou a atirar em 2011, quando estava grávida e precisou diminuir o volume de treinos de ski para o Cross Country. Quem acompanhou de perto a evolução foi o treinador Guido Visser, que destaca a dedicação de Jaque.
 
“Ela foi minuciosa e detalhista em todos os aspectos do tiro e por isso aprendeu tão rápido. Essa é uma grande virtude dela”, aponta o canadense Visser, que viveu junto a montanha de emoções com a atleta. “O Biathon é um esporte muito exigente e às vezes esse ‘up and down’ faz parte do esporte”.
 
Para os Jogos Olímpicos, a equipe técnica multidisciplinar espera mais um grande resultado da atleta, que soma duas quebras de recorde na temporada e dez no ciclo de quatro de anos. “A expectativa é que ela tenha o melhor percentual até agora em confrontos diretos com as melhores atletas do mundo”, projeta Visser, destacando os recentes resultados de 8,45% (IBU Cup, Ridnaun) e 15,8% (Copa do Mundo, Antholz) conquistados pela atleta.
 
Orgulho nacional - Jaqueline Mourão escreveu seu nome na história do esporte nacional, especialmente os de neve, ao alcançar o inédito feito de participação olímpica em três modalidades diferentes. Além disso, a biatleta e esquiadora coloca-se ao lado de nomes como Fofão (vôlei) e Formiga (futebol) entre as mulheres com o maior número de Jogos Olímpicos no Brasil, cinco.
 
De acordo com o presidente da Confederação e Chefe da Missão Olímpica Brasileira em Sochi-2014, Stefano Arnhold, a conquista da atleta supera as fronteiras nacionais. “Para a CBDN, é uma honra muito especial ter a Jaqueline como atleta. O Biatlhon é uma das mais complexas modalidades dos esportes de inverno e hoje é um dia de glória para o Brasil. Em Sochi, ela não só será a única latino-americana no Biatlhon, como será a primeira a participar de cinco edições de Jogos Olímpicos em três modalidades diferentes”.
 
A classificação de Jaqueline no Biatlhon em Sochi também significa participação recorde da CBDN em número de modalidades, agora quatro. Isabel Clark, no Snowboard, Jhonatan Longhi e Maya Harrisson, no Ski Alpino, Leandro Ribela e a própria Jaqueline Mourão, no Cross Country, são os cinco atletas garantidos na competição. 
 
A CBDN ainda aguarda informação oficial da Federação Internacional de Ski (FIS) a respeito da classificação ou não das atletas Lais Souza e Josi Santos no Ski Aerials.
 
Jaqueline já representou o País nos Jogos Olímpicos de Inverno de Torino-2006 e Vancouver-2010, no Cross Country, além de Atenas-2004 e Pequim-2008 no Mountain Bike. Em Sochi-2014, ela compete nos dias 9, no Sprint (7,5km) de Biatlhon, 11, no Sprint de Cross Country, e 14, no Individual (15km) de Biatlhon.