EUA anunciam atletas gays e ausência de Obama nos Jogos

Barack Obama e Vladimir Putin / Foto: Pete Souza / White House

Rio de Janeiro - O Comitê Olímpico norte-americano anunciou, nesta quarta-feira, que incluiu duas atletas gays na delegação que representará o país nos Jogos de Inverno Sochi 2014, na Rússia. A inclusão vem sendo encarada como uma resposta à lei antigay russa, que proíbe qualquer tipo de ato considerado propaganda homossexual. 

A ex-tenista Billie Jean King e a jogadora de hóquei Caitlin Cahow foram as atletas incluídas na delegação. Ambas são abertamente homossexuais. 

Ademais o fato das novas representantes norte-americanas, pela primeirea vez desde os Jogos de 2000, os Estados Unidos não estarão representados por uma de suas principais figuras políticas - o presidente, o vice-presidente ou a primeira dama - na cerimônia de abertura de uma edição das Olimpíadas. A informação foi confirmada por um comunicado da Casa Branca que justifica afirmando que não há brechas na agenda de Obama para uma viagem à Rússia no dia 7 de fevereiro, qunado da abertura dos Jogos. 

"O presidente Obama está extremamente orgulhoso de nossos atletas e não vê a hora de torcer por eles de Washington. Ele sabe que eles vão mostrar ao mundo o melhor da América - diversidade, determinação e trabalho em equipe", traz o anúncio. 

Billie Jean King, a ex-tenista de 70 anos, participará da cerimônia de abertura juntamente com a delegação dos EUA. "Eu estou muito orgulhosa em poder estar com os membros da comunidade LGBT em apoio a todos os atletas que estarão competindo em Sochi e espero que esses Jogos Olímpicos sejam um divisor de águas para a aceitação universal de todas as pessoas", afirmou a americana. 

Já Caitlin Cahow, de 28 anos, promete representar os EUA na cerimônia de encerramento.