Em sátira, russo compara Jogos de Sochi aos da Alemanha Nazista, de 1936

Equipe russa venceu a patinação artística por equipes e sua principal atleta, Yulia, foi comparada a um atleta alemão dos Jogos de 36 / Foto: Sochi Olympic Games 2014

Rio de Janeiro - As polêmicas envolvendo os primeiros Jogos de Inverno sediados pela Rússia não param de surgir. Após a matança desenfreada de cachorros de rua, a lei antigay, os gastos exorbitantes e, recentemente, os problemas estruturais da cidade no acolhimento aos atletas, um novo caso preocupa o Partido Unido da Rússia. 

O escritor russo Viktor Shenderovich é alvo do governo russo após comparar, em uma sátira, os Jogos de Sochi às Olimpíadas de Berlim, em 1936, que foram usadas para promover o governo alemão à época, ou seja, o nazismo de Adolph Hitler. Segundo o artista, a comparação seria justa, pois o presidente Vladimir Putin busca, com as Olimpíadas de agora, "vender" e exaltar a Rússia para o mundo, com uma boa imagem do país. 

O chefe russo, aliás, está esperando um pedido de desculpas oficial de Viktor. Seu partido viu a comparação como um insulto àqueles que lutaram contra a Alemanha Nazista e uma tentativa de minar a Rússia durante os Jogos, nos quais Putin deposita toda a sua reputação política. 

De qualquer forma, os Jogos de Berlim, em 1936, tiveram um pano de fundo bem mais sombrio. Já haviam campos de concetração abarrotados de homossexuais, judeus, comunistas e outras minorias fartamente perseguidas pelos nazistas. 

Para Viktor, entretanto, há o que se comparar. "Eu gosto muito dessa menina da patinação. Muito mesmo! Mas se vocês soubessem o quanto os berlinenses, no verão de 1936, gostavam de Hans Woelke... Um sorridente e belo rapaz que simbolizava a juventude da nova Alemanha", ironizou, ao relacionar a euforia entorno da patinadora russa de apenas 15 anos que foi campeã olímpica ao atleta alemão de 1936. 

"A sociedade não perdoa insultos a veteranos de guerra e àqueles que não podem mais responder por si mesmos", afirmou Vladimir Vasilyev, presidente do partido russo, em referência aos 27 milhões de cidadãos soviéticos mortos durante a 2ª Guerra Mundial. 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook