Delegação brasileira será a maior da história do país nos Jogos de Inverno

Brasil tem 12 atletas garantidos nos Jogos e ainda pode conquistar mais vagas / Foto: © 2010 / Kishimoto / IOC

Rio de Janeiro - O Brasil disputará os Jogos Olímpicos de Inverno Sochi 2014, a partir do dia 7 de fevereiro, com um número recorde de atletas em sua delegação. Até o momento, o Brasil tem 12 vagas garantidas nos Jogos: quatro no bobsled masculino, duas no bobsled feminino, uma na patinação artística, duas no esqui alpino, duas no esqui cross country e uma no snowboard. Esse número pode aumentar, já que o Brasil ainda têm chances de conquistar duas vagas no esqui aéreo. Jaqueline Mourão, já classificada para o esqui cross country, também pode conquistar uma vaga no biatlo. A maior delegação brasileira em Jogos de Inverno até hoje disputou Salt Lake 2002 com dez atletas em quatro modalidades (esqui alpino, esqui cross country, bobsled e luge).

“Alcançamos a nossa meta de classificação para Sochi, que era consolidar a maior delegação brasileira em Jogos de Inverno. Além disso, conseguimos a classificação inédita na patinação artística e de uma equipe feminina de bobsled”, disse Marcus Vinicius Freire, diretor executivo de esportes do Comitê Olímpico Brasileiro. “O Brasil mostra evolução também nos esportes de inverno, aumentando a sua representatividade olímpica”, afirmou Marcus.
 
Na última edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Vancouver 2010, o Brasil participou com cinco atletas em três modalidades (esqui alpino, esqui cross country e snowboard). A primeira participação brasileira em Jogos de Inverno foi em Albertville, em 1992. 
 
Até o momento as vagas brasileiras nos esportes no gelo são para patinadora Isadora Williams, responsável pela estreia olímpica do Brasil na modalidade. Da mesma forma, Fabiana dos Santos e Sally Mayara colocaram o Brasil pela primeira vez na competição feminina de bobsled. Após oito anos ausente, desde Turim 2006, o Brasil volta a ter uma equipe masculina de bobsled, com Edson Bindilatti, Edson Martins, Fábio Gonçalves e Odirlei Pessoni.  Tanto no bobsled feminino quanto no masculino, o Brasil tem direito a utilizar um atleta reserva, em caso de contusão com um dos titulares.
 
Nos esportes na neve, Isabel Clark, no snowboard cross, Leandro Ribela e Jaqueline Mourão, no esqui cross country, Jhonatan Longhi e Maya Harrisson, no esqui alpino, também estão garantidos. Jaqueline também pode conseguir vaga no biatlo, enquanto Lais Souza e Josi Santos são candidatas no esqui aéreo. Essas classificações, que dependem ainda da confirmação das vagas olímpicas, também seriam as primeiras da história para o Brasil em Jogos Olímpicos. Este processo será definido até o dia 24.
 
"Estamos entusiasmados com a preparação para Sochi 2014", declara Stefano Arnhold, chefe da Missão Brasileira e presidente da Confederação Brasileira de Desportos na Neve. "São concretas as chances de Jaqueline, no biatlo, e Lais e Josi, no esqui aéreo. Vamos para a nossa melhor edição dos Jogos Olímpicos de Inverno de todos os tempos!”, completou Stefano.
 
A participação brasileira nos esportes de neve nos Jogos Olímpicos de Inverno
 
Albertville-1992 – 7* atletas – 1 modalidade (Ski Alpino)
 
Lillehammer-1994 – 1 atleta – 1 modalidade (Ski Alpino)
 
Nagano-1998 – 1 atleta – 1 modalidade (Ski Alpino)
 
Salt Lake City-2002 – 4 atletas – 2 modalidades (Ski Alpino e Cross Country)
 
Torino-2006 – 5 atletas – 3 modalidades (Ski Alpino, Cross Country e Snowboard)
 
Vancouver-2010 – 5 atletas – 3 modalidades (Ski Alpino, Cross Country e Snowboard)