Com delegação recorde, Rússia aposta em inexperientes

Atletas mais jovens são maioria na delegação / Foto: RIA Novosti / Vasily Ponomarev

Rio de Janeiro - Sede dos Jogos de Inverno, a Rússia tem depositado boa parte das suas fichas nos atletas mais jovens. Quase dois terços da sua delegação para as Olimpíadas de Sochi nunca estiveram na competição antes, afirmou o Ministro dos Esportes do país, Vitaly Mutko. 

A delegação russa é recorde: são 223 atletas competindo em todos os 15 esportes (o país sede têm vagas garantidas). São 46 pessoas a mais que a equipe russa nos Jogos de Vancouver 2010. O recorde anterior havia sido batido em Turin, 2006, com 190 atletas.

"Além de tudo, nós podemos dizer que o time foi formado e ele é muito interessante", afirmou Mutko. "63% nunca participaram dos Jogos Olímpicos antes. Haverão 223 atletas, então o time foi majoritariamente renovado", concluiu. 

A patinadora Julia Lipnitskaia, de apenas 15 anos que venceu o Campeonato Europeu na semana passada será a atleta mais nova da delegação russa. Na outra ponta está o medalhista de prata do luge em Turim 2006, Albert Demtschenko, que disputará Sochi, sua sétima olimpíada, aos 42 anos. 

"A idade média da equipe é em torno de 22,5 anos, é bem jovem", disse Mutko. "É o resultado de um programa de quatro anos que lançou algumas tendências para o futuro. Eu não sei como nos saireomos nas Olimpíadas, mas eu quero ter a expectativa de que iremos bem", comentou. 

A lista oficial com todos os atletas participantes será enviada para o Comitê Olímpico Internacional (COI) no domingo, após eventuais mudanças por razões médicas. 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook