Astronautas Thomas Stafford e Alexei Leonov visitam Sochi

Stephen Urquhart, Alexei Leonov e Thomas Stafford / Foto: Divulgação OMEGA

Rússia - Convidados e jornalistas fizeram uma viagem ao espaço sideral com as histórias do americano Tenente-general Thomas Stafford e do cosmonauta general da força aérea russa Alexei Leonov, que compartilharam suas experiências na exploração do espaço. 
 
Os dois falaram sobre as missões que realizaram no espaço por seus países e do histórico projeto Apollo Soyuz (FAE), em 1975, no qual é considerado com um papel fundamental para o fim da Guerra Fria. Esta foi a primeira vez que americanos e soviéticos se encontraram no espaço num feito histórico.
 
Descrevendo a importância deste programa, Stafford disse: " o que Apollo Soyuz mostrou para todo mundo foi o que estes dois grandes países de diferentes línguas, diferentes unidades de medição e principalmente diferentes sistemas políticos poderiam trabalhar juntos e atingirem um objetivo comum". 
 
Stephen Urquhart, Presidente da Omega, reafirmou o envolvimento da marca com a exploração do espaço dizendo: " Eu acho que as pessoas subestimam o valor do encontro do projeto Apollo Soyuz". Ele ressaltou que a importância do projeto tem sido ofuscado pelos pousos lunares alguns anos antes: " Enquanto as missões para Lua foram conquistas tecnológicas extraordinárias, Apollo Soyuz teve a longo prazo significado político e sociológico que continua a ressoar", completou Urquhart. 
 
Antes de caminharem pelo Pavilhão e andarem no simulador de bobsled, Thomas Stafford falou sobre sua relação com a Omega dizendo: " Nós queremos agradecer a OMEGA por toda a sua contribuição pela exploração do espaço".