Artistas ganham a oportunidade de ir a Sochi 2014

Contagem regressiva já é feita em Rostov, na Rússia / Foto: Divulgação

São Paulo - O Comitê Organizador de Sochi-2014 quer levar artistas internacionais para fazer parte do Programa Cultural dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno. Um concurso cultural que prima pela inovação e criatividade definirá três vencedores (individuais ou grupos), que participarão do evento em fevereiro do próximo ano com todos os custos pagos. A iniciativa segue o sucesso da experiência na própria russa.
 
Todo tipo de arte será aceito, desde canto e dança, até teatro e acrobacias circences. Os candidatos, porém, deverão ser dos países participantes de Sochi e maiores de 14 anos. O Brasil tem presença certa nem Sochi nos esportes de neve.
 
A competição acontecerá em duas etapas. A primeira delas será online, na qual votos dos internautas definirão os finalistas, ainda sem um número definido. Posteriormente, especialistas em arte e cultura selecionarão as três apresentações vencedoras, que carimbarão os passaportes para a Rússia. Os demais finalistas também poderão ir os Jogos, mas não receberão nenhuma ajuda financeira.
 
Para participar, os candidatos devem enviar o link de seus vídeos – de até cinco minutos – para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., junto com dados pessoais para inscrição, ou a versão física para P/o box #154, Moscow 105005, Russia, até 28 de agosto.
 
O anúncio dos finalistas será feito em 10 de setembro. As votações serão realizadas no site do Programa: culture.sochi2014.com.
 
CBDN rumo a Sochi - O Brasil tem presença garantida nas modalidades de neve nos Jogos Olímpicos de Inverno. Atletas como Jhonatan Longhi, do Ski Alpino, e Leandro Ribela, do Ski Cross Country, já alcançaram o índice B para a competição. Isabel Clark, do Snowboard, terminou a temporada em 14º lugar no ranking que definirá a classificação e, hoje, estaria classificada.
 
Além deles, atletas como Maya Harrison, do Ski Alpino, e Jaqueline Mourão, do Biatlhon, mantêm grandes chances de chegar aos Jogos.
 
Nos Jogos Paralímpicos, o Brasil busca sua primeira participação. André Cintra, do Snowboard, e Fernando Aranha, do Ski Cross Country, também estão muito perto de conseguir a vaga. Cintra fechou a temporada dentro da zona de classificação, enquanto Cintra está a poucos pontos de alcançar o índice.