A seis meses dos jogos e elogiada, Sochi se transforma

Mascotes de Sóchi 2014 / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - Sochi, que antes era mais conhecida como um dos principais destinos de férias de verão da Rússia, transformou-se completamente antes dos Jogos Olímpicos de Inverno do ano que vem. Novos locais, estradas e ferrovias estão em construção, além de muitas outras grandes melhorias de infra-estrutura.

 
"Os preparativos estão indo bem e todo mundo está trabalhando muito duro para ter certeza de que alcançamos todos os nossos objetivos", explica Dmitry Chernyshenko, Presidente do Comitê Organizador Sochi 2014. "Nós temos recebido um feedback brilhante em cada etapa", comemora.
 
O feedback veio também dos atletas que disputarão os Jogos de Inverno de 2014 e que tiveram suas primeiras experiências das sedes olímpicas durante a temporada de inverno 2012-2013. No período, Sochi recebeu grandes eventos em todas as 15 disciplinas de inverno, com mais de 3 mil participantes.
 
"O local, a montanha é de classe mundial", disse o campeão olímpico Bode Miller, dos EUA, depois de competir no ano passado. "É tão bom quanto qualquer um dos lugares que já fui. Eu acho que os Jogos Olímpicos serão incríveis aqui", conta.
 
O programa movimentado de eventos deu ao Comitê Organizador a chance de testar os principais aspectos de suas operações antes dos Jogos, incluindo pontuação, campos de jogo e sistemas de resultados.
 
"Estamos muito satisfeitos com os resultados", diz Chernyshenko. "As competições de teste passaram com sucesso, o que foi comprovado pelo feedback positivo de muitos atletas, treinadores e representantes de federações internacionais", explica. 
 
Durante os Jogos, os eventos serão realizados em duas áreas distintas - a de montaha, que irá sediar os eventos alpinos, e a costeira, que será palco dos eventos no gelo, bem como a abertura e encerramento das Olimpíadas.
 
O Parque Olímpico de Sochi, com aproximadamente oito km², é o foco principal da área costeira e será capaz de receber cerca de 75 mil visitantes a qualquer momento durante os Jogos. É o lar de todos os locais de competição de gelo, incluindo o hóquei no gelo, a patinação de velocidade e a artística, dentre outros esportes.
 
Um dos destaques é que pela priemira vez na história dos Jogos de Inverno todos os locais dos esportes de gelo estarão a uma curta distância um dos outros, permitindo aos espectadores que participem de vários eventos em apenas um dia. O Parque também será o lar do Estádio Olímpico Fisht, que sediará a abertura e encerramento, bem como o Centro de Imprensa e a vila olímpica.
 
Outro destaque tradicional dos Jogos que já começa a aparecer em pouco tempo é a tocha olímpica. Seu revezamento deverá ter início no dia 7 de outubro, em Moscou. A expectativa é que ela passe por 2.900 cidades e povoados de todo o país, nas mãos de mais de 14 mil portadores, cobrindo assim toda a enorme Rússia.
 
A cerimônia de abertura está marcada para o dia 7 de fevereiro de 2014, no Estádio Olímpico Fisht.