Atletas olímpicos participam do dia do desafio, coordenado pelo SESC

Entre os destaques estão a medalhista olímpica Natalia Falavigna(taekwondo) Yolande Bukasa Mabika e Popole Misenga, judocas da equipe dos refugiados dos Jogos Olímpicos Rio 2016 / Foto: DivulgaçãoEntre os destaques estão a medalhista olímpica Natalia Falavigna(taekwondo) Yolande Bukasa Mabika e Popole Misenga, judocas da equipe dos refugiados dos Jogos Olímpicos Rio 2016 / Foto: Divulgação

São Paulo - Entre os destaques da 23ª edição do Dia do Desafio, tradicional evento sob coordenação do Sesc SP no continente americano, que neste ano ocorre no dia 31 de maio (quarta-feira), está a participação de diversos atletas – alguns deles que disputaram Olimpíadas. O objetivo é servir de exemplo e motivar ainda mais a população para a prática regular de atividades físicas e esportivas no seu dia a dia.
 
A participação de importantes nomes da cena do esporte nacional no evento começou no sorteio que definiu os confrontos entre as cidades o Dia do Desafio, realizado dia 8 de maio. Estiveram presentres como convidados especiais o medalhista olímpico Nalbert (vôlei), do pentacampeão mundial de futebol Edmilson e do craque das décadas de 60 e 70, Ademir da Guia.
 
No dia 31 de maio, o público da capital paulista terá a oportunidade a oportunidade de praticar e conhecer esportes ao lado de nomes como a medalhista olímpica, Natalia Falavigna (taekwondo), Vinícius Cauhy (Slackline) e Marcelo Vieira e Jeferson Ferreira da Silva (parkour).
 
Outras participações de destaque no Dia do Desafio são a dos atletas olímpicos Yolande Bukasa Mabika e Popole Misenga (República Democrática do Congo) e do técnico olímpico de judô Geraldo Bernardes, todos integrantes da equipe dos refugiados dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. A programação completa com os locais das participações dos atletas está logo abaixo.
 
Engajamento - Essa edição do Dia do Desafio ocorrerá em mais de 3 mil cidades e em 18 países, numa competição saudável para ver qual delas mobiliza mais pessoas para a prática de atividade física. Atenta às mudanças de hábitos, de relações de convívio e da sociedade de uma forma geral, esta edição do Dia do Desafio propõe uma forma de participação mais ativa e engajada, além da competição entre as cidades. A ideia é que pessoas que já tenham o hábito de se mexerem influenciem e desafiem amigos e familiares a lhes acompanhar. E para aqueles que buscam um motivo para mudar de hábito, encare este desafio.
 
Dia Do Desafio - Criado nos anos 1980 no Canadá, o Dia do Desafio tem como proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição entre cidades. O SESC coordena o evento no Brasil desde 1995 e no continente americano desde 2000. O Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA - The Association For International Sport for All, com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO e é realizado pelas prefeituras municipais em parceria com secretarias estaduais, ONGs, escolas, empresas, universidades, academias e outras instituições.
 
Trata-se de um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes.
 
Destaques da programação em São Paulo e Grande São Paulo - Na capital e na Grande São Paulo,a população poderá ainda participar de atividades em espaços públicos, Terminais de ônibus e Estações da CPTM e do Metrô.Dentre os destaques da programação, o Terminal Sacomã receberá um Circuito de Lutas, em que o público poderá conhecer e praticar modalidades como judô, capoeira, boxe e taekwondo, essa modalide contará com a presença da atleta, medalhista olímpica, Natalia Falavigna. Já o Terminal Rodoviário Tietê terá uma instalação dedicada a um esporte tradicional que estará de volta aos Jogos Olímpicos em 2020, desafiando o público a acertar suas rebatidas: o beisebol.
 
Em unidades do Sesc, o destaque fica para as vivências de judô com os atletas olímpicos Yolande Bukasa Mabika e Popole Misenga, ambos da República Democrática do Congo, e o técnico Geraldo Bernardes, que também treina a medalhista olímpica Rafaela Silva.
 
Os fãs da escalada terão atividades especialmente programadas para eles, no Sesc Itaquera: Arvorismo e Escalada Esportiva Horizontal. Os apreciadores dos esportes aquáticos também terão opções no Dia do Desafio, como, por exemplo, a atividade Mergulho Autônomo, na piscina do Sesc Pinheiros, em que o público conhecerá técnicas e curiosidades sobre o mergulho, além de ter a experiência de mergulho com cilindro na piscina.
 
Na estação Barra Funda da CPTM estarão montados simuladores para que o público possa criar desafios de bikes e remos.  Já nas estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima e Fradique Coutinho da Linha Amarela do Metrô, monitores buscarão estimular a prática de atividade física por meio do uso consciente das escadas fixas, no desafio “Vá de Escada!”.
 
Os praticantes do ciclismo também poderão aproveitar o Dia do Desafio com pedaladas noturnas pela região central da capital paulista, em atividades orientadas por instrutores de atividades físicas das unidades Consolação e Bom Retiro.
 
Já a ampla área no centro da cidade, onde será construído o Sesc  Parque Dom Pedro II, receberá, entre outras atividades, um circuito com rampas voltadas a iniciantes para a prática de skate, além de vivências e apresentações de modalidades como Rope Skipping, Rugby em Cadeira de Rodas, Esgrima Paralímpica, Minivôlei, Minibasquete, Mini-handebol e Minifutebol.
 
Reforçando o caráter democrático e de inserção de todos no universo da atividade física, o Paradesporto será representado no Dia do Desafio, com apresentações de Handebol em Cadeira de Rodas e Futebol de Cinco, no Sesc Pompeia. Já a dança será o tema da programação especial do Sesc Vila Mariana. Diferentes vertentes da dança poderão ser praticadas ao longo do dia, no projeto “Dance Sem Parar”, na Praça de Eventos da Unidade. 
 
Dia do Desafio 2017 – Atividades com atletas em espaços públicos
Circuito de lutas – Terminal de Ônibus do Sacomã (Sesc Ipiranga)
Com as modalidades: judô, capoeira, boxe e taekwondo. A proposta visa apresentar a diversidade cultural e as atitudes e valores inseridos nas lutas, assim como, proporcionar vivências múltiplas de movimentos, gestos e experiências que ampliem o acervo motor para os usuários do Terminal Sacomã. A atividade contará com a participação especial da medalhista olímpica em taekwondo, Natalia Falavigna, das 12h às 13h. Terminal de Ônibus do Sacomã. Não recomendado para menores de 10. Grátis. 29 a 31/05. Segunda a quarta, das 8h às 20h
 
Iniciação ao Slackline – Praça 14 Bis (Centro de Pesquisa e Formação)
Fitas para aprendizagem a uma altura de 40 cm do chão com distâncias variáveis entre 05 e 10 metros de comprimento, com larguras diferentes, mudando o grau de dificuldade de cada uma. Com Vinícius Cauhy, bacharel em Ciências do Esporte pela Unicamp, atleta profissional de Slackline, se destacando no longline, com o recorde Sul Americano (em 2016) de 290m e no highline, sendo campeão no Circuito Radical 2016. O atleta fará ao longo do dia Exibição de Trickline, modalidade que exige movimentos mais radicais de todas as outras do slackline, a fita geralmente, possui 50 mm, os movimentos são praticados a partir de 60 cm do chão e as manobras envolvem saltos e equilíbrio extremo.
 
Local: Praça 14 Bis - Bela Vista / Bixiga. Das 10h às 16h. Grátis.
 
Atividades com atletas nas unidades do SESC
SESC Ipiranga
Desafio de Taekwondo com Natalia Falavigna
Natalia Falavigna foi a primeira e única atleta do taekwondo brasileiro a conquistar uma medalha em Jogos Olímpicos (Bronze - Pequim 2008). Neste desafio, os participantes poderão interagir com a atleta e conhecer mais sobre o taekwondo e sua trajetória esportiva. Livre. Grátis. Das 9h às 15h
 
SESC Pompeia
Paradesafio Esportivo de Handebol
Apresentações esportivas de uma equipe de handebol em cadeiras de rodas. Desafiando na sequência alunos do Programa SESC de Esportes. Ginásio Inverno, 8º andar. Não recomendado para menores de 16. Grátis. Das 18h30 às 21h30
 
Paradesafio Esportivo de Futebol
Apresentações esportivas de uma equipe paradesportiva de futebol de cinco. Desafiando na sequência alunos do Programa SESC de Esportes. Ginásio Inverno, 8º andar. Não recomendado para menores de 16. Grátis. Das 19h30 às 21h30
 
SESC Santana
Judô
Apresentação seguida de vivência da modalidade com os atletas olímpicos Yolande Bukasa Mabika e Popole Misenga, ambos da República Democrática do Congo, e o técnico olímpico de judô Geraldo Bernardes, integrantes da equipe dos refugiados dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.   Ginásio. Livre Grátis. Das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30.
 
SESC Santo Amaro
Saltos no Floorball - Vivência gratuita Com a Federação Paulista de Floorball
Na atividade realizada pela Federação Paulista de Floorball, o foco serão os saltos no esporte. O floorball foi criado em meados da década de 1950 como uma adaptação do tradicional hóckey, praticado em vários países se tornou um esporte que pode envolver toda a família a partir dos 6 anos, sem violência, dinâmico, desafiador e divertido.  Local: Ginásio (Térreo). Livre. Grátis. Das 15h às 18h30
 
SESC São Caetano 
Parkour
Prática de transposição de objetos, como escalar muros, saltar obstáculos, equilibrar em superfícies desafiadoras e saltar sobre vãos. Mais que uma prática corporal desafiadora, é um caminho pela busca da autonomia sobre os desafios do cotidiano. Com Marcelo Vieira e Jeferson Ferreira da Silva. Grátis. 12 anos. Às 7h30, 11h30, 13h30, 18h e 20h.
 
Endereços das unidades do SESC na Grande São Paulo 
Centro de Pesquisa e Formação: Rua Dr. Plínio Barreto, 285. Tel.: (11) 3254-5600
Ocupação Sesc Parque Dom Pedro II: Praça São Vito, s/nº - Brás. Tel.: (11) 3111-7000.
Sesc Belenzinho: Rua Padre Adelino, 1.000. Tel.: (11) 2076-9700.
Sesc Bom Retiro: Alameda Nothmann, 185. Tel.: (11) 3332-3600.
Sesc Campo Limpo: R. Nossa Sra. do Bom Conselho, 120. Tel.: (11) 5510-2700.
Sesc Carmo: Rua do Carmo, 147. Tel.: (11) 3111-7000.
Sesc Consolação: Rua Dr. Vila Nova, 245. Tel.: (11) 3234-3000.
Sesc Florêncio de Abreu: Rua Florêncio de Abreu, 305. Tel.: (11) 3329-2800.
Sesc Interlagos: Av. Manoel Alves Soares, 1100. Tel.: (11) 5662-9500.
Sesc Ipiranga: Rua Bom Pastor, 822. Tel.: (11) 3340-2000.
Sesc Itaquera: Av. Fernando do E. S. A. de Matos, 1000. Tel.: (11) 2523-9200.
Sesc Osasco: Av. Sport Club Corinthians Paulista, 1.300. Jd. das Flores - Osasco Tel.:(11) 3184-0900.
Sesc Pinheiros: Rua Paes Leme, 195. Tel.: (11) 3095-9400.
Sesc Pompeia: Rua Clélia, 93. Tel.: (11) 3871-7700.
Sesc Santana: Av. Luiz Dumont Vilares, 579. Tel.: (11) 6971-8700.
Sesc Santo André: Rua Tamarutaca, 302. Tel.: (11) 4469-1200.
Sesc São Caetano: Rua Piauí, 554. Tel.: (11) 4223-8800.
Sesc Santo Amaro: R. Amador Bueno, 505 - Santo Amaro. Tel.: (11) 5541-4000.
Sesc Vila Mariana: Rua Pelotas, 141. Tel.: (11) 5080-3000.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

CEO da CBDN

Pedro Cavazzoni fala sobre PyeongChang 2018

Esportes de Neve

Victor Santos fala sobre o Cross Country

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook