Museu Itinerante Se Prepara Brasil já foi visitado por mais de 17 mil pessoas

Peças cedidas pelo COI, COB e Comitê dos Jogos Rio 2016 fazem parte do acervo / Foto: DivulgaçãoPeças cedidas pelo COI, COB e Comitê dos Jogos Rio 2016 fazem parte do acervo / Foto: Divulgação

Vitória - As cidades de Vitória (ES) e Goiânia (GO) foram apenas os pontos de partida, no dia 30 de abril. De lá para cá, o Museu Itinerante Se Prepara Brasil ­— O Caminho do Esporte até o Rio, promovido pelo Grupo Bradesco Seguros, percorreu cerca de cinco mil quilômetros e recebeu a visita de mais de 17 mil pessoas, que puderam se emocionar no contato com a história dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
 
Vitória (ES), Porto Seguro (BA), Itabuna (BA), Salvador (BA), Feira de Santana (BA), Aracaju (SE), Goiânia (GO), Brasília (DF), Palmas (TO), São Luís (MA) e Belém (PA) foram os destinos já visitados pelo projeto, que no momento segue sua trajetória nas regiões Norte e Nordeste. A cidade com o maior número de visitantes até o momento foi Aracaju, que contou com mais de 2.100 pessoas nos dois dias de exposição (16 e 17 de maio). O Museu ficou localizado na região central da capital sergipana, na Praça General Valadão.
 
—   Achei a exposição excelente! Há objetos que nunca tinha visto e fatos não sabia que tinham acontecido. O esporte é algo realmente emocionante — disse o aposentado Geraldo Campos Teles, que ficou 30 minutos aguardando a abertura do Museu e foi o primeiro visitante na cidade.
 
Na passagem por Salvador, onde a carreta ficou localizada no Farol da Barra, o funcionário público federal Edmundo Loureiro e a esposa, a artesã Neuzimar Loureiro, foram os últimos visitantes, na quarta-feira, dia 11 de maio. O casal, assumidamente fã de esportes, aproveitou para conferir de perto a exposição.
 
 —  Sou do Rio de Janeiro, mas moro em Salvador há 23 anos. Gostaria muito de ir ao Rio ver os Jogos, mas, como não será possível, vim ao Museu conhecer um pouco mais da história da competição e saber também como serão os Jogos Rio 2016 —  explicou Edmundo, que tem como modalidades prediletas o futebol e a natação.
 
Em um dos telões espalhados pelo Museu, o casal se emocionou ao ver um vídeo mostrando a conquista da medalha de bronze do maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima em Atenas (2004). Na ocasião, o brasileiro tinha vantagem de meio minuto sobre o segundo colocado e, faltando pouco mais de seis quilômetros para o fim da prova, um torcedor invadiu o trajeto e tirou do brasileiro a tão sonhada medalha de ouro.
 
O Museu Se Prepara Brasil começou no dia 30 de abril e irá até 18 de setembro. Após completar um percurso de cerca de 30 mil quilômetros por 45 cidades em todo o território nacional, os veículos se encontrarão em agosto, no Rio de Janeiro, onde ficarão expostos durante os Jogos Rio 2016 nos Bulevares Olímpicos Parque Madureira e Porto Maravilha.
 
Dividido em cinco seções — “História”, “Esportes”, “História Brasileira”, “Curiosidades” e “Rio 2016” — o Museu Itinerante Se Prepara Brasil apresenta peças que retratam todas as edições dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Dentre os objetos, destacam-se as réplicas das medalhas de prata e bronze dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 1896, e da carta do Barão de Coubertin, criador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, na qual, em 1913, aparece pela primeira vez a imagem dos aros olímpicos; Tochas Olímpicas, pictogramas e medalhas de diversas edições; além de imagens de atletas brasileiros e internacionais, entre elas a equipe de tiro do Brasil nos Jogos da Antuérpia, em 1920, primeira vez que o país disputou o evento esportivo. Há também vídeos temáticos e totens interativos. 
 
Os atletas-embaixadores Bradesco Seguros Giba e Leila, medalhistas olímpicos, estarão presentes em algumas cidades para interagir com o público, assim como as mascotes dos Jogos Rio 2016, Vinicius e Tom, e do Time Brasil, Ginga.
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

CEO da CBDN

Pedro Cavazzoni fala sobre PyeongChang 2018

Esportes de Neve

Victor Santos fala sobre o Cross Country

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook