Serviços

Atividade física ajuda crianças a melhorar o desempenho na escola

Diversão para pais e filhos / Foto:  DivulgaçãoDiversão para pais e filhos / Foto: Divulgação

São Paulo - Os principais benefícios da atividade física para crianças e adolescentes são bem conhecidos: melhora da coordenação motora, equilíbrio e função cardiorrespiratória; aumento da força muscular e flexibilidade; além da sociabilidade. 
 
Mas não é só isso. Pesquisas recentes feitas por neurocientistas da Universidade de Illinois (EUA) apontam que alunos praticantes de esportes apresentam performance escolar 20% superior à de estudantes sedentários. Uma boa opção para despertar a paixão para a atividade física entre os jovens é agregar um componente divertido. Essa é a proposta da Corrida Insana Action Kids, programada para o dia 20 de outubro, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
 
A diversão na Corrida Insana Action Kids fica por conta dos seis obstáculos infláveis, gigantes e coloridos, espelhados por um circuito de 3km no parque mais famoso da capital paulista, a partir das 8h. “É uma excelente oportunidade para as crianças praticarem esporte entre grupos de amigos, mas também de fazerem uma atividade juntos com pais, tios, avós e familiares de forma geral. Essa integração ajuda a criar laços para toda a vida”, avalia Paula Tuccio, CEO da rede Action, empresa criada em 2013, que passou a operar como franquia em 2014. Atualmente tem 17 unidades na capital paulista.
 
A parceria entre a rede Action e a Corrida Insana trará mais atividades para o evento de 20 de outubro, como oficina de pilates, exame de bioimpedância (analisa a composição corporal), entre outros. Será o primeiro evento nestes moldes formatado especialmente para o público infantil. Há dois anos no Brasil, a Caravana Insana já reuniu mais de 100 mil participantes em 26 etapas ao redor do País.
 
Não fique fora dessa - Direcionada ao público infantil, as inscrições para crianças de três a 17 anos e também adultos devem ser feitas pela Internet. Há opções de combo para para um adulto e uma criança, e dois adultos e uma criança. As inscrições devem ser feitas pelo site oficial do Circuito Insano: www.corridainsana.com.br/ ou por meio do link https://www.sympla.com.br/a-corrida-insana---etapa-sao-paulo---insana-kids--kit-plus__357629.
 
Parte do valor arrecado com as inscrições será revertido ao Instituto Oncoguia (http://www.oncoguia.org.br/). A Corrida Insana Kids Action Race firmou parceria com a ONG a fim de contribuir no alerta sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce ao câncer de mama, próstata e, principalmente, nos casos relacionados a crianças. “Nossa iniciativa visa ampliar a divulgação para ajudar a população a ter mais qualidade de vida”, afirma a CEO da Action 360º.
 
Bom para o corpo e para a mente - De acordo com especialistas da conceituada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, a prática regular de exercícios aeróbicos de forma moderada, melhora pelo menos três funções cerebrais. Estudos da Universidade de Illinois (EUA) apontam que, quando a pessoa se exercita, a produção de sinapses neuronais aumenta. Segundo as pesquisas, a prática de exercícios tem o poder de desenvolver células cerebrais, criando novas conexões interneurais e mantendo a mente sempre jovem e ativa.
 
A conclusão é de que praticar exercícios físicos ajuda de forma decisiva na concentração e fixação de conteúdos. Quem pratica esporte, além de desenvolver melhor o raciocínio lógico e a memória, apresenta reflexos mais apurados e maior foco na realização de atividades escolares ou acadêmicas.
 
Há ainda os fatores psicológicos. Um deles é a elevação da autoestima. De acordo com estudo publicado pelo Journal of Pediatric Psycology, pessoas que se sentem bem com elas mesmas, são mais confiante e têm mais força de vontade para realizar suas tarefas, entre elas, a de aprender. Consequentemente, seu rendimento escolar será melhor. A prática de exercícios ajuda ainda a minimizar os níveis de estresse, tão típicos em épocas de prova.
 
Insanidade para todas as idades - A Corrida Insana não tem restrições quanto à participação, nem limite de idade. A única exigência é que a pessoa tenha altura mínima de 1,05 metro. As largadas são em ondas com cerca de 170 pessoas por vez, o que garante segurança e permite que grupos pratiquem a atividade juntos e sem atropelos. Não há cronometragem, nem obrigatoriedade de ultrapassar todos os obstáculos do percurso.
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook