Serviços

Tenha a atividade física como uma aliada da sua coluna vertebral

Dr. Pil Sun Choi - Presidente do V Cominco e Dr. Wilson Dratcu - Presidente da SBC-MISS / Foto: DivulgaçãoDr. Pil Sun Choi - Presidente do V Cominco e Dr. Wilson Dratcu - Presidente da SBC-MISS / Foto: Divulgação

São Paulo - Com a chegada dos Jogos Olímpicos, nesta edição em solo Nacional, um número grande atletas não assistidos adequadamente se empolgam com o noticiário e resolvem superar suas próprias marcas, porém, esta motivação pode trazer danos sérios e até irreversíveis para a Coluna Vertebral.
 
Para evitar que a iniciativa de se tornar o atleta do ano não vire um transtorno por longo período, o ortopedista Dr. Pil Sun Choi, presidente do V Cominco (Congresso Brasileiro de Cirurgia e Técnicas Minimamente Invasivas da Coluna Vertebral), faz algumas recomendações de fundamental importância para a boa saúde da sua coluna:
 
- Orientação profissional: "antes de iniciar o seu programa de atividades físicas, consulte um profissional especializado para traçar a frequência e ritmo de treinos e não deixe de consultar um médico sobre os seus planos de se tornar um atleta", recomenda.
 
- Evite o Sedentarismo: longas horas na frente do computador ou teclando no celular, sem fazer nenhum tipo de atividade física, podem favorecer o aparecimento de problemas na coluna. "O sedentarismo interfere no metabolismo do disco intervebral, que precisa de movimento para manter o equilíbrio vital das células", diz.
 
- Cuide da sua Postura: A forma de andar, sentar, dormir e mesmo de abaixar para pegar coisas influencia na saúde da coluna. Pessoas que, usualmente, adotam posturas inadequadas tendem a criar maus hábitos, pois o cérebro se acostuma com a posição errada. "Há uma sobrecarga das estruturas vertebrais, o que provoca dores, e ao longo do tempo determina retrações musculares e posturas viciosas", afirma.
 
- Musculação: "muita atenção ao peso utilizado nos treinos, esses fatores podem facilitar o aparecimento de deformidades pela sobrecarga que causa nas estruturas vertebrais e podem antecipar lesões discais e até artrose da coluna, em um prazo mais distante", completa.
 
O tipo de atividade física vai depender da faixa etária, porém, como regra geral, a caminhada e a natação são bastante recomendados. Os exercícios físicos regulares fortalecem a estrutura vertebral e contribui para uma vida mais saudável.
 
Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna - Em casos de indicação cirúrgica o paciente tem a possibilidade de um procedimento inovador, a Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna. Tratamentos mais modernos que usam novas tecnologias, com pequenos cortes e visam diminuir os riscos e complicações cirúrgicas, focando sua ação na zona doente, que é a fonte da dor. O Professor Doutor Pil Sun Choi, atual Chefe do Grupo de Cirurgia Minimamente Invasiva do Hospital Beneficência Portuguesa, autor de uma tese premiada sobre cirurgias de coluna e responsável por trazer técnicas modernas e inovadoras dos EUA e Europa e Ásia no que diz respeito ao procedimento e Presidente do V Cominco juntamente com o Dr. Wilson Dratcu, há anos trabalham na divulgação e apresentação dos procedimentos e, organizam a quinta edição do Congresso Brasileiro, que reúne especialistas de todo o mundo para debate das novas técnicas. 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook