Serviços

Conheça cinco esportes que podem ajudar a evitar as varizes

Dr. Ary Elwing / Foto: DivulgaçãoDr. Ary Elwing / Foto: Divulgação

São Paulo - Praticar atividade física é uma excelente opção para manter a saúde física e mental em dia. O que muitas pessoas não sabem é que alguns esportes são capazes de evitar determinadas doenças, como por exemplo, as varizes.
 
Elas consistem de um defeito que ocorre nas válvulas e paredes das veias. Quando essas válvulas estão doentes, o sangue passa a ter um fluxo reverso (refluxo), fazendo com que ocorra um volume sanguíneo dentro da veia superficial, que resulta no processo de dilatação e o aparecimento das varizes.
 
Permanecer um longo período em pé ou muito tempo sentado pode acelerar o aparecimento delas porque uma maior quantidade de sangue desce para as pernas e as veias trabalham contra a força da gravidade. Esse esforço faz com que a parede das veias se dilate, fiquem “frouxas” e acumulem sangue.
 
Uma musculatura forte e que está em constante movimento de contração ajuda no retorno venoso, por isso é importante praticar atividade física e não ficar na mesma posição por muito tempo. No caso das varizes, o uso de anticoncepcionais também pode ser um fator determinante.
 
“Alguns métodos podem ser introduzidos na rotina das pessoas que auxiliam no combate das varizes. Realizar 30 minutos de caminhada, pelada e alongamento pode ajudar a ativar e fortalecer a bomba muscular das pernas, facilitando o retorno venoso”, explica Ary Elwing angiologista, especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser.
 
Os cinco melhores exercícios para evitar as varizes são:
 
1)Caminhada
Praticar uma caminhada até o trabalho já é suficiente para combater as varizes ou então realizar pelo menos 30 minutos dela todos os dias.
 
2)Musculação
A melhor opção consiste das repetições nos exercícios ao excesso de carga. Dessa maneira é possível ativar a panturrilha e estimular o retorno venoso.
 
3)Pilates
A modalidade é focada no tônus e fortalecimento da musculatura e promove a oxigenação do sangue, relaxamento e alívio das dores crônicas, entre outras vantagens para quem tem predisposição a ter varizes.
 
4)Ciclismo
Pedalar ativa a circulação das pernas ajudando a função dos vasos sanguíneos.
 
5)Hidroginástica
O contato com a água exige ainda harmonização de movimentos da musculatura e ajuda a funcionalidade da circulação.
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook