Serviços

Jogos Olímpicos inspiram Sesc Verão com a participação de atletas

Sob o tema "Qual o esporte que te move?", evento ressalta a  importância da inclusão do esporte e da atividade física no dia-a-dia da população / Foto: DivulgaçãoSob o tema "Qual o esporte que te move?", evento ressalta a importância da inclusão do esporte e da atividade física no dia-a-dia da população / Foto: Divulgação

São Paulo - Os Jogos Olímpicos Rio 2016, o maior evento esportivo do planeta, serviram de inspiração para a 21ª edição do Sesc Verão. Entre os dias 8 de janeiro e 28 de fevereiro, a rede de unidades do Sesc São Paulo levará ao público a possibilidade de conhecer e praticar cerca de 70 modalidades olímpicas e paralímpicas, além dos esportes que buscam integrar o rol de Modalidades Olímpicas nas edições dos Jogos de 2020 e 2024.
 
Norteada pelo tema “Qual o Esporte que te Move?”, a programação do Sesc Verão 2016 busca sensibilizar as pessoas para a importância da inclusão do esporte e da atividade física no dia-a-dia. Para tanto, unidades do Sesc na capital, Grande São Paulo, interior e litoral do estado e espaços públicos receberão atividades esportivas, torneios, campeonatos, além de aulas abertas, clínicas, vivências e bate-papos com importantes nomes do esporte nacional. Vale destacar ainda que serão montadas exposições sobre cada modalidade de programação, reforçando a importância da cultura esportiva.
 
Entre os encontros, bate-papos, vivências e demonstrações com atletas, ex-atletas e técnicos de diversas modalidades, o Sesc Verão 2016 receberá nomes como Arthur Zanetti e Jade Barbosa (ginástica artística); Fabiana Murer, Thiago Caffé, Robson Caetano da Silva e Terezinha Guilhermina (atletismo); Alisson Ceruti e Bruno Schmidt (vôlei de praia); Lars Grael (vela); Yan Gomes (beisebol); Hugo  Hoyama, Caroline Kumahara e Lígia Silva (tênis de mesa); Fernando Meligeni (tênis); Yan Gomes (beisebol); Marcel Stürmer (patinação artística); Sandro Dias (skate); Djalminha, Ademir da Guia e Zé Maria (futebol), Aline Pellegrino e Formiga (futebol feminino); Marilson Gomes (maratona); José Paulo Sabadini, Jairo Klug, Lucas Pagani e Claudia Dos Santos (remo paralímpico), Nayara Figuera e Andrea Curi  (técnicas de nado sincronizado); Rinaldo Silva (técnico de Futebol de 5), entre muitos outros.
 
“Qual o Esporte que te Move?” – Para a edição 2016, o Sesc Verão dá sequência ao ciclo “Esporte para Todos”, ou “Esporte de Participação”, iniciado na edição 2012, com o objetivo de promover a prática lúdica e prazerosa do esporte para todas as pessoas. Nas últimas edições, o projeto tem apontado questões como a motivação e importância da identificação com a prática para uma mudança permanente de comportamento, a possibilidade de qualquer espaço poder se tornar um local de prática esportiva, a importância de colocarmos “na agenda” o tempo para a prática da atividade física e o fato de que esporte não tem idade, podendo ser praticado por todos.
 
DEMONSTRAÇÕES, VIVÊNCIAS E BATE-PAPOS COM ATLETAS
 
APRESENTAÇÃO E FESTIVAL DE VÔLEI DE PRAIA (Sesc Belenzinho)
 
Apresentação da modalidade de Vôlei de praia com a presença dos Atletas Olímpicos Alisson Ceruti e Bruno Schmidt e Festival com o público participante. Inscrições a partir das 18h no local. Quadra externa de areia. A partir de 15 anos. Necessário traje adequado para a prática. Para utilização dos armários nos vestiários é necessário trazer cadeado. Livre. Grátis.
 
08/01. Sexta, das 18h30 às 22h
 
AMISTOSO DE FUTEBOL DE 5 (Sesc Campo Limpo)
 
Com regras muito parecidas com as do futsal, essa modalidade disputada originalmente por pessoas cegas, tornou-se paralímpica a partir dos Jogos de Atenas, em 2004. A seleção brasileira foi a única a vencer essas competições, se tornando tricampeã em Londres 2012. O esporte será apresentado por meio de um jogo amistoso entre atletas da equipe da APADV - Associação de Pais e Amigos de Deficientes Visuais de São Bernardo. Durante o intervalo o público será convidado a interagir com os jogadores, experimentar jogar com os olhos vendados e ao final da partida acontecerá um bate-papo sobre o esporte, a deficiência visual, as eficiências e superações dos para-atletas. Livre. Grátis.
08/01. Sexta, das 18h às 20h
 
BATE-PAPO: ABERTURA DO PROJETO - ATLETAS DA SELEÇÃO BRASILEIRA E ATLETAS HOMENAGEADOS (Sesc Carmo)
 
Atletas de destaque do tênis de mesa e fotos das competições, Olímpicas, Paralímpicas e no Pan-americano. Com Hugo Hoyama, Caroline Kumahara, Lígia Silva. Local: Área de Convivência. Livre. Grátis.
 
08/01. Sexta, às 15h
 
BATE PAPO E APRESENTAÇÃO DE GINÁSTICA RÍTMICA MASCULINA COM KAZUYA DEKITA (Sesc Consolação)
 
A ginástica rítmica masculina ainda está em expansão pelo mundo e ainda não participa dos Jogos Olímpicos. Na Japão esta modalidade está cada vez mais popular. O ginasta japonês Kazuya Dekita virá mostrar um pouco da ginástica masculina e conversar com o público sobre suas experiências como atleta. Livre. Grátis.
 
08/01. Sexta, das 18h às 19h30
 
APRESENTAÇÃO DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE NADO SINCRONIZADO (Sesc Pinheiros)
 
Com uma iluminação especial na piscina, grandes nomes do Nado Sincronizado do Brasil farão uma apresentação de elementos e coreografias que serão vistos nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Haverá a apresentação do Conjunto que é composto por 8 atletas, a apresentação do Dueto Misto e Solo da Lara Teixeira, capitã da equipe brasileira. Livre. Grátis.
 
08/01. Sexta, às 20h
 
GINÁSTICA ARTÍSTICA COM ARTHUR ZANETTI (Sesc Santana)
 
Apresentação esportiva, seguida de vivência e bate papo com o atleta campeão mundial e olímpico nas argolas Arthur Zanetti.  Ginásio. Livre. Grátis.
 
08/01. Sexta, das 19h30 às 21h30
 
BATENDO BOLA - COM DJALMINHA, ADEMIR DA GUIA E ZÉ MARIA (Sesc Interlagos)
 
Apresentação esportiva de futebol com craques do passado na recreação esportiva. Local: Campo de futebol. Livre. Grátis.
 
09/01. Sábado, das 9h30 às 12h30
 
O FUTEBOL DELAS - JOGO EXIBIÇÃO DE FUTEBOL FEMININO (Sesc Interlagos)
 
Jogo exibição de futebol feminino - Seleção Paulista X Seleção de Comerciárias. Participação especial das jogadoras Aline Pellegrino, ex-capitã da seleção brasileira de futebol feminino, vice-campeã olímpica e Miraildes Maciel Mota, a Formiga, vice-campeã olímpica e única atleta do mundo a participar das cinco edições do futebol feminino nos Jogos Olímpicos. Quadra de futebol soçaite 1. Livre. Grátis.
 
09/01. Sábado, das 15h às 17h
 
APRESENTAÇÃO E BATE-PAPO SOBRE HANDEBOL FEMININO - COM IVONETE FAGUNDES, EX-TREINADORA DA SELEÇÃO BRASILEIRA FEMININA DE HANDEBOL (Sesc Itaquera)
 
Apresentação e bate-papo sobre Handebol feminino com a Profª Ivonete Fagundes – ex-treinadora da Seleção Brasileira Feminina de Handebol. Atualmente comanda o Centro de Desenvolvimento de Atletas de Alto Rendimento, em São Bernardo do Campo, importante celeiro de campeões como Arthur Zanetti e Diego Hypólito, entre outros atletas renomados.  Local: Ginásio de Esportes. Livre. Grátis
09/01. Sábado, das 9h30 às 11h30
 
ATLETISMO COM TEREZINHA GUILHERMINA E ROBSON CAETANO (Sesc Pinheiros)
 
Os atletas realizarão uma apresentação de suas carreiras e da modalidade. Na sequência, participarão de uma vivência com o público. Terezinha Guilhermina foi medalhista em jogos paralímpicos: Ouro em Londres 2012 (100m e 200m) e Pequim 2008 (200m), prata em Pequim 2008 (100m), bronze em Atenas 2004 (400m) e Pequim 2008 (400m) nas categorias T11 e T12. Robson Caetano da Silva é ex-atleta especializado em corridas de curta distância. Participou de quatro Jogos Olímpicos, ganhando um bronze nos 200m (Seul, 1988) e outro bronze no revezamento 4x100m (Atlanta, 1996).
 
Acima de 5 anos. Local: Ginásio Ônix (7° andar). Livre. Grátis.
 
09/01. Sábado, das 15h às 17h
 
VIVÊNCIA DE ESGRIMA COM RENZO AGRESTA - (Sesc Pompeia)
 
Vivência com o atleta Renzo Agresta atual campeão mundial dos Jogos Militares – categoria sabre, medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos de Toronto, 2015. 4º Andar – Conj. Esportivo. Livre. Grátis.
 
09/01. Sábado, das 15h às 17h
 
BATE-PAPO COM O VELEJADOR BRUNO PRADA (Sesc Santo André)
 
Bruno Prada é um dos atletas mais importantes da Vela no Brasil. Por mais de 10 anos foi parceiro de Robert Scheidt, com quem conquistou três campeonatos mundiais, a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 e bronze em Londres- 2012. Bruno estará presente na abertura do Sesc Verão em Santo André para trazer ao público um pouco da sua história no esporte. No Espaço de Eventos. Livre. Grátis.
 
09/01. Sábado, às 17h
 
APITO AMIGO - RECREAÇÃO ESPORTIVA ARBITRADA DE FUTEBOL (Sesc Interlagos)
 
Atividade recreativa de futebol society com a arbitragem de Oscar Roberto de Godoy, ex-árbitro de futebol. Participação especial de Viola, campeão do mundo pela seleção brasileira em 1994, nos Estados Unidos e Ronaldo Giovanelli, campeão brasileiro pelo Corinthians, em 1990. Durante a recreação os ex-jogadores batem uma bola com as equipes formadas. Quadra de soçaite 1. Livre. Grátis.
 
10/01. Domingo, às 9h30
 
JOGO EXIBIÇÃO DE HANDEBOL COM EX-JOGADORES OLÍMPICOS BRASILEIROS - COM COORDENAÇÃO DA FEDERAÇÃO PAULISTA DE HANDEBOL (Sesc Itaquera)
 
Jogo exibição de Handebol com a participação dos ex-jogadores: Agberto de Matos, Hélio Lisboa, Marcos Paulo, Edson Freire, Paulo Moratori x Seleção Paulista Juvenil. Com coordenação da Federação Paulista de Handebol.  Local: Ginásio de Esportes. Livre. Grátis.
 
10/01. Domingo, das 15h às 16h
 
ATLETISMO COM FABIANA MURER E THIAGO CAFFÉ (Sesc Pinheiros)
 
Os atletas realizarão uma apresentação de suas carreiras e da modalidade. Na sequência, participarão de uma vivência com o público. Fabiana Murer é campeã mundial, pan-americana, recordista brasileira e sul-americana do salto com vara. Duas vezes campeã mundial da prova, em 2010 em pista coberta e em 2011 ao ar livre. Conquistou a prata nos Jogos Pan-americanos de Toronto, 2015. Com 16 anos e 1,95 de altura, Thiago Caffé, é líder no ranking do juvenil de atletismo. O atleta representa a cidade de Petrolina (PE) e recentemente conquistou a medalha de ouro no salto em altura no Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo de Menores Interseleções ao atingir a marca de 1,99m. Acima de 5 anos. Local: Ginásio Ônix (7° andar). Livre. Grátis.
 
10/01. Domingo, das 15h às 17h
 
APRESENTAÇÕES DE PATINAÇÃO ARTÍSTICA - COM MARCEL STÜRMER (Sesc Pompeia)
 
Apresentações de Patinação Artística com Marcel Stürmer, tri campeão pan-americano e medalha de ouro nos jogos mundiais. Ginásio Inverno – 8º Andar – Conjunto Esportivo. Livre. Grátis.
 
10/01. Domingo, das 16h às 17h
 
GINÁSTICA ARTÍSTICA COM FLÁVIA SARAIVA (Sesc Santana)
 
Apresentação esportiva, seguida de vivência e bate papo com a atleta Flávia Saraiva, acompanhada do seu técnico Alexandre Cuia. Ginásio. Livre. Grátis.
 
10/01. Domingo, das 15h às 17h
 
REMO PARALÍMPICO COM JOSÉ PAULO SABADINI, JAIRO KLUG, LUCAS PAGANI E CLAUDIA DOS SANTOS (Sesc Vila Mariana)
 
José Paulo Sabadini é treinador de remo do Esporte Clube Pinheiros de São Paulo e atua com diversos atletas de destaque da modalidade.  Jairo Klug, Lucas Pagani e Claudia dos Santos são atletas do Esporte Clube Pinheiros, sendo que Jairo compete na categoria LTAMix, Lucas compete na categoria TA e Claudia na categoria 1xASW. Claudia é a principal atleta do remo paralímpico da atualidade, com duas participações em Jogos Paralímpicos, em Pequim 2008 e Londres 2012. Juntos, treinador e atletas vão apresentar a modalidade ao público, contando as curiosidades e especificidades de cada categoria. Ginásio Ludus. Livre. Grátis.
 
10/01. Domingo, das 14h30 às 16h30
 
GINÁSTICA RÍTMICA COM LUISA MATSUO (Sesc Consolação)
 
A atleta Luisa Matsuo, ginasta que integrou a equipe da seleção brasileira que disputou os Jogos Pan-americanos de Guadalajara de 2012, vem ao Sesc Consolação falar um pouco da modalidade, de sua experiência como atleta, e explicar os fundamentos do esporte para o público. Livre. Grátis.
11/01. Segunda, das 13h30 às 18h
 
BATE-PAPO: OLIMPÍADAS 2016: PERSPECTIVAS E PREPARAÇÕES PARA MARATONA (Sesc Bom Retiro)
 
Bate papo com o maratonista Marilson Gomes e o jornalista Ricardo Capriotti sobre Jogos Olímpicos do Rio 2016, a modalidade olímpica Maratona e como um atleta se prepara para participar, além do cenário esportivo da modalidade para os jogos. Praça de Convivência. Livre. Grátis.
 
15/01. Sexta, às 19h
 
CLÍNICA FUTEBOL DE 5 - COM RINALDO SILVA (Sesc Campo Limpo)
 
Modalidade disputada originalmente por pessoas cegas que se tornou paralímpica nos Jogos de Atenas em 2004. Com regras muito parecidas com a do futsal, o esporte teve vitórias significativas para a seleção brasileira, que foi a única a vencer essas competições, se tornando tricampeã em Londres 2012. O professor Rinaldo Silva, que atuou como técnico de Futebol de 5, ministrará uma clínica da modalidade, abordando as adaptações espaciais e materiais para o esporte, suas regras, posicionamentos dos jogadores, além de propor a experimentação de jogar com os olhos vendados. Livre. Grátis.
 
15/01. Sexta, das 18h às 19h30
 
OLHO NO LANCE! (Sesc Interlagos)
 
Recreação esportiva de futebol com narração e participação especial do jornalista esportivo Silvio Luis. Com Silvio Luis e equipe Sesc Local: Quadras Soçaite. Livre. Grátis.
 
16/01. Sábado, das 9h30 às 12h30
 
SALTOS ORNAMENTAIS - HUGO PARISI (Sesc Santo Amaro)
 
Com a presença do atleta Hugo Parisi, que pratica esta modalidade esportiva aquática desde os sete anos. Ao longo de sua carreira esportiva possui resultados expressivos, sendo considerado um dos melhores saltadores do Brasil na atualidade. Participou dos Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas (Grécia), além de possuir os títulos de vice-campeão mundial juvenil (Alemanha, 2002), vice-campeão pan-americano juvenil (México, 2001) e ter sido por diversas vezes campeão sul-americano e brasileiro. É o atual campeão sul-americano absoluto de plataforma. Nesta atividade, conta um pouco da sua trajetória na modalidade, faz apresentação e vivência de exercícios preparatórios para Saltos Ornamentais.  Local: Ginásio. Livre. Grátis.
 
16/01. Sábado, às 13h30
 
SALTOS ORNAMENTAIS – NICOLI CRUZ (Sesc Santo Amaro)
 
Atleta da modalidade que tem como conquistas o vice-campeonato sul-americano juvenil de plataforma e trampolim individual em Guadalajara (México, 2011). Foi campeã da Taça Brasil (2014) no Sincronizado Trampolim. Neste encontro, conta sobre a sua trajetória na modalidade, faz apresentação e vivência de exercícios preparatórios para Saltos Ornamentais.  Local: Ginásio. Livre. Grátis.
 
19/01. Terça, às 14h30
 
BATE PAPO: OS JOGOS OLÍMPICOS NO BRASIL 2016 (Sesc Belenzinho)
 
Bate-papo sobre as Olimpíadas no Brasil em 2016 e suas consequências para o país. Com presença da ex-atleta de vôlei de praia Sandra Pires, do músico Simoninha, do jornalista Virgílio Neto e do historiador Victor Ramalho. Sala de Espetáculos 2. Livre. Grátis
 
20/01. Quarta, das 20h às 21h30
 
BEISEBOL COM YAN GOMES
 
Primeiro brasileiro a disputar a principal liga de beisebol do mundo, a MLB - Major League Baseball, em 2012, pela equipe do Toronto Blue Jays (atualmente defende o Cleveland Indians), Yan Gomes estará à frente de vivência sobre a modalidade. Além de demonstrar ao público os principais fundamentos do esporte, falará sobre sua trajetória até chegar a MLB. . Local: Ocupação Sesc Pq. Dom Pedro II. Livre. Grátis
 
23/01. Sábado, das 14h às 17h.
 
NO ÂNGULO! (Sesc Interlagos)
 
Clínica de cobrança de falta com Neto, campeão brasileiro em 1990 pelo Corinthians e atual comentarista da TV Bandeirantes. Com Neto e equipe Sesc Local: Campo de Futebol. Livre. Grátis.
 
23/01. Sábado, das 9h30 às 12h30
 
NADO SINCRONIZADO E NADO SINCRONIZADO ADAPTADO COM NAYARA FIGUEIRA (Sesc Pinheiros)
 
Apresentação das equipes de Nado Sincronizado e vivência com o público.  Acesso mediante a apresentação do cartão de matrícula do Sesc e exame dermatológico atualizado. Local: Piscina. Livre. Grátis
23/01. Sábado, das 14h às 15h
 
GINÁSTICA RÍTMICA COM MONIKA QUEIROZ - BATE PAPO E VIVÊNCIA COM TÉCNICA DA SELEÇÃO BRASILEIRA INDIVIDUAL (Sesc Consolação)
 
Monika Queiroz é atualmente técnica da seleção brasileira individual. Ela vem ao lado com as atletas Andressa Jardim e Natália Gaudio para mostrar a modalidade e ensinar os fundamentos deste esporte. Como técnica da seleção, Monika já conquistou medalhas de Pan Americano e mundial e vai participar dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Livre. Grátis.
 
23/01. Sábado, das 13h às 15h30. 25/01. Segunda, das 13h às 15h30
 
APRESENTAÇÃO E VIVÊNCIA COM JOVANE GUISSONE (Sesc Pompeia)
 
Apresentação do Para-atleta Jovane Guissone, Medalha de Ouro na Esgrima em Cadeira de Rodas nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012.
 
23/01. Sábado, das 15h às 17h
 
TÊNIS COM FERNANDO MELIGENI (Sesc Campo Limpo)
 
Um dos maiores nomes do Tênis brasileiro, medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2003, na República Dominicana e com várias outras conquistas em seu currículo, Fininho, como também é conhecido, junto com uma equipe de professores, fará demonstrações do esporte, ensinará regras e técnicas, além de jogar e interagir com o público. Livre. Grátis.
 
24/01. Domingo, das 14h às 17h
 
APRESENTAÇÃO DE HANDEBOL E BATE-PAPO - COM OS ATLETAS MARCÃO E CÉLIA (Sesc Itaquera)
 
Apresentação esportiva e bate-papo com Marcos Paulo dos Santos, conhecido como Marcão, goleiro do Clube Pinheiros e ex-goleiro da seleção brasileira de handebol, e Célia Janete, atleta integrante da seleção brasileira e da equipe Metodista como ponta direita, que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2015.  Local: Ginásio de Esportes. Livre. Grátis.
 
24/01. Domingo, das 14h às 16h
 
NADO SINCRONIZADO COM LARA TEIXEIRA (Sesc Pinheiros)
 
Os atletas realizarão uma apresentação de suas carreiras e da modalidade. Na sequência, participarão de uma vivência com o público. Sobre a atleta: Lara Teixeira é capitã da equipe de Nado Sincronizado que irá representar o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Acesso mediante a apresentação do cartão de matrícula do Sesc e exame dermatológico atualizado. Local: Piscina. Livre. Grátis.
 
24/01. Domingo, das 14h às 15h. 28/02. Domingo, às 14h
 
GINÁSTICA ARTÍSTICA COM SÉRGIO SASAKI (Sesc Santana)
 
Apresentação esportiva, seguida de vivência e bate papo com o atleta olímpico Sérgio Sasaki. Ginásio. Livre. Grátis.
 
24/01. Domingo, das 15h às 17h
 
APRESENTAÇÃO E VIVÊNCIA COM A SELEÇÃO BRASILEIRA INDIVIDUAL DE GINÁSTICA RÍTMICA (Sesc Consolação)
 
As atletas Andressa Jardim e Natália Gaudio da seleção brasileira individual de Ginástica Rítmica conversam sobre a modalidade e suas carreiras e fazem apresentação para o público. Livre. Grátis.
 
25/01. Segunda, das 13h30 às 15h30
 
APRESENTAÇÃO ESPORTIVA DE SKATE COM SANDRO DIAS (Sesc Ipiranga)
 
Sandro Dias, mais conhecido como "Mineirinho", é skatista profissional desde 1995, porém começou a praticar dez anos antes. É considerado o “Rei do 540” e foi o terceiro skatista no mundo a acertar a manobra 900°. Hexacampeão mundial (2003, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2011), tricampeão europeu (2001, 2003 e 2005) e medalha de ouro dos X Games de Los Angeles (2006). Ginásio. Livre. Grátis.
 
25/01. Segunda, às 15h
 
TIRO COM ARCO COM MARCUS VINÍCIUS E DIOGO RODRIGUES DE SOUSA (Sesc Pinheiros)
 
Os atletas realizarão uma apresentação de suas carreiras e da modalidade. Na sequência, participarão de uma vivência com o público. Marcus Vinicius D'Almeida é um atleta que compete em Tiro com Arco Recurvo. Ganhou a medalha de ouro na modalidade individual do esporte nos Jogos Olímpicos de Verão da Juventude em Nanjing, China. Em 2015 conquistou a medalha de prata nos Jogos Pan-americanos por equipe. Diogo Rodrigues de Sousa é atleta paralímpico. Atualmente possui a 4ª melhor colocação no ranking brasileiro e está classificado para os Jogos Paralímpicos 2016. Compete na categoria Arco Recurvo. Local: Ginásio Ônix (7° andar). Livre. Grátis.
 
25/01. Segunda, das 15h às 17h
 
TREINOS COM ORIENTAÇÃO - BATE PAPO COM PREPARADOR FÍSICO DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE TÊNIS DE MESA (Sesc Carmo)
 
Além da estratégia de jogo, o mesatenista deve estar bem preparado fisicamente e emocionalmente. O técnico Ricardo Bonelli revelará quais treinos são realizados para o atleta de tênis de mesa e quais capacidades e habilidades são preponderantes no sucesso do atleta.  Local: Auditório. Livre. Grátis.
 
28/01. Quinta, das 18h30 às 20h
 
PARABADMINTON COM RODOLFO CANO (Sesc Campo Limpo)
 
Apresentação e bate-papo com Rodolfo Cano, atual campeão brasileiro de Parabadminton, além de desafios ao público, que também será convidado a experimentar jogar sentado em cadeira de rodas. Com as mesmas regras do Badminton convencional, o esporte foi desenvolvido com o intuito de oportunizar as pessoas com deficiência a prática do esporte com sucesso, devido às suas adaptações. As disputas ocorrem entre cadeirantes e pessoas com outras deficiências, como amputados, que não necessitam do uso de cadeira de rodas. Livre. Grátis.
 
29/01. Sexta, das 18h às 20h
 
BATE-PAPO COM DIOGO VILARINHO: OLIMPÍADAS 2016 - PERSPECTIVAS E PREPARAÇÕES PARA MARATONA AQUÁTICA.
 
Bate papo sobre Jogos Olímpicos do Rio 2016 e a modalidade olímpica Maratona Aquática, como um atleta se prepara para participar e o cenário esportivo da modalidade para os jogos.
 
29/01. Sexta, das 19h às 21h
 
ENCONTRO COM O TÉCNICO – NAYARA FIGUERA E ANDREA CURI (Sesc Pinheiros)
 
Bate-Papo e aula prática com as técnicas Nayara Figuera e Andrea Curi, técnicas da equipe do nado sincronizado do Clube Paineiras do Morumby. Local: Piscina semiolímpica. Não recomendado para menores de 16. Grátis.
 
29/01. Sexta, das 19h às 21h
 
GINÁSTICA RÍTMICA DE CONJUNTO COM CAMILA FEREZIN - BATE PAPO E VIVÊNCIA COM A TÉCNICA E APRESENTAÇÃO DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA RÍTMICA DE CONJUNTO (Sesc Consolação)
 
A técnica da seleção brasileira de Ginástica Rítmica de conjunto, Camila Ferezin, conversa com o público e apresenta os movimentos básicos da modalidade. Em seguida, atletas da seleção brasileira de conjunto também falam com o público sobre suas experiências e finalizam com uma apresentação  da modalidade. Livre. Grátis.
 
30/01. Sábado, das 13h às 15h30
 
APRESENTAÇÃO DE BOCHA ESPORTIVA COM DIRCEU PINTO E MACIEL SANTOS (Sesc Ipiranga)
 
Na bocha, ninguém no mundo tem mais medalhas que o brasileiro Dirceu José Pinto. Em duas participações em Jogos Paraolímpicos, o aproveitamento dele é de 100%. Os 4 ouros colocam Dirceu também como um dos maiores atletas paralímpicos da história do Brasil. Maciel Santos é o mais experiente jogador de bocha do Brasil. O atleta já representava o país em competições internacionais com 14 anos de idade. Maciel joga bocha desde os 11 e participou dos Jogos Paralímpicos de Londres - 2012 e do ParaPan de Toronto – 2015. A partir de 5 anos. Ginásio. Livre. Grátis.
 
30/01. Sábado, às 15h
 
ESPAAALMA! (Sesc Interlagos)
 
Recreação esportiva orientada com a presença do goleiro Sérgio, campeão Paulista e Brasileiro pelo Palmeiras, em 1993. Com Sergio e equipe Sesc  Local: Quadras Soçaite. Livre. Grátis.
 
31/01. Domingo, das 9h30 às 12h30
 
GINÁSTICA ARTÍSTICA COM ARTHUR ZANETTI E JADE BARBOSA (Sesc Pinheiros)
 
Os atletas realizarão uma apresentação de suas carreiras e da modalidade. Na sequência, participarão de uma vivência com o público. Arthur Zanetti é ginasta da seleção brasileira masculina de Ginástica Artística. Foi campeão Olímpico nas Argolas em Londres 2012 e foi classificado junto com a equipe para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Jade Barbosa é ginasta do Flamengo e integrante da Seleção Brasileira de Ginástica Artística. Local: Praça. Livre. Grátis.
 
31/01. Domingo, das 15h às 17h
 
REGATA NA BILLINGS: LARS GRAEL X SAMUEL GONÇALVES (Sesc Santo André)
 
Que tal Lars Grael e seu pupilo e parceiro de título mundial Samuel Gonçalves pilotando um veleiro no qual você integra a tripulação em regatas de 1 x 1, chamadas de “Match Racings”? No dia 31 de janeiro alguns poucos sortudos terão essa oportunidade na Represa Billings, com largada do Parque Estoril em São Bernardo. As regatas acontecerão pela manhã em horários agendados. Inscrições pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . O deslocamento até o parque será de responsabilidade do participante. Recomendado para crianças a partir de 6 anos. Vagas limitadas. Local: Parque Estoril – São Bernardo do Campo. (R. Portugal, 1100 - Rio Grande, São Bernardo do Campo - SP). Livre. Grátis
31/01. Domingo, das 9h às 11h
 
A VELA, POR LARS GRAEL (Sesc Santo André)
 
Lars Schmidt Grael não é o atleta da Vela que mais conquistou medalhas em Olimpíadas. O recordista é seu irmão Torben, ao lado de Robert Scheidt, ambos com cinco medalhas olímpicas. Mas Lars possui uma relação com o esporte que transcende os oceanos por onde velejou. Ganhou duas medalhas em Olimpíadas, foi atropelado por um barco durante uma competição e quase perdeu a vida, ficou amputado, tem formado cidadãos e novos atletas dentro de seu projeto social, será o rosto do esporte nas transmissões da TV durante os Jogos e ainda arruma um tempinho para conquistar um novo título mundial ao lado de um aluno de seu projeto socioeducativo, Samuel Gonçalves, que participará do bate-papo. Na Área de Convivência. Livre. Grátis.
 
31/01. Domingo, às 16h
 
REMO OLÍMPICO COM FABIANA BELTRAME (Sesc Vila Mariana)
 
Fabiana Beltrame é a melhor atleta do remo brasileiro e atualmente defende o Clube de Regatas Vasco da Gama no Rio de Janeiro. Participou dos Jogos Olímpicos em Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012. Conquistou uma medalha de prata, a primeira medalha feminina da modalidade, nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, na categoria skiff simples peso leve. Em 2012, venceu a Copa do Mundo de Hamburgo e o Campeonato Mundial da Eslovênia, na mesma categoria. Venceu também o Prêmio Brasil Olímpico por 8 vezes, se tornando o grande nome da modalidade no Brasil. A atleta fará demonstrações e vivências com o público, compartilhando sua trajetória no esporte. Ginásio Ludus. Livre. Grátis.
 
31/01. Domingo, das 14h30 às 16h30.
 
ESPECIAL
 
MEMÓRIA DO ESPORTE OLÍMPICO BRASILEIRO (Centro de Pesquisa e Formação)
 
Exibição de documentários sobre a participação brasileira em Olimpíadas contada pelos atletas que representaram o País nos Jogos, seguidas de bate-papos com atletas e personalidades do Esporte. Projeto realizado pelo Instituto de Políticas Relacionais, patrocínio da Petrobrás, EBrasil Energia e ESPN Brasil, apoio da Secretaria do Audiovisual, MinC e Cinemateca Brasileira e parceria do Sesc São Paulo.
 
RAINHA HORTÊNCIA E MAGIC PAULA (Direção: Rubens Rewald. 26 min. Livre) e 3 PONTOS: BASQUETE, RAP E JEJUM (Direção: Rafael Terpins. 26 min. Livre). Bate-papo com Wlamir Marques e Branca. Mediação de Everaldo Marques.
 
14/01. Quinta-feira, 19h às 21h30
 
IPPON – A SUPERAÇÃO OLÍMPICA DE ROGÉRIO SAMPAIO (Direção: Cavi Borges e Leonardo Maturana. 26 min. Livre.) e CHIAKI ISHII: O BRONZE DE MIL OUTONOS (Direção: Bruno Tinoco e Eduardo Levy. 26 min. Livre.) Bate-papo com Rogério Sampaio e Vania Ichii. Mediação de Roberto Salim.
 
21/01. Quinta-feira, 19h às 21h30
 
MARIA LENK – A ESSÊNCIA DO ESPÍRITO OLÍMPICO (Direção: Iberê Carvalho. 26 min. Livre) O NADADOR – HISTÓRIA DE TETSUO OKAMOTO (Direção: Rodrigo Grota. 26 min. Livre) Bate-papo com Fabíola Molina e Rodrigo Grota. Mediação de Eduardo Monsanto.
 
28/01. Quinta-feira, 19h às 21h30
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook