Alimentação sem excessos no natal e hidratação podem ajudar na São Silvestre, avalia especialista

José Rubens dá dicas aos atletas / Foto: Divulgação José Rubens dá dicas aos atletas / Foto: Divulgação São Paulo - A 87ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre terá 25 mil pessoas nas ruas e avenidas de São Paulo neste sábado, dia 31 de Dezembro. Será o teste final de preparação dos corredores para os tradicionais 15 quilômetros. Treinamento, regime e descanso fazem parte da rotina da maioria dos participantes.

Entretanto, o preparador físico e integrante do programa Bem Estar da TV Globo, José Rubens D´Elia afirma que os atletas ‘amadores’ devem evitar excessos nas ceias de Natal e confraternizações das empresas para que o corpo não sinta no dia 31.

"Correr a São Silvestre não consiste apenas em treinar. É preciso ter cuidados com a alimentação antes da prova para garantir um bom rendimento no percurso. Na semana da corrida, a dica é incluir carboidratos nas suas refeições. Frutas e fontes de proteína, como carne e queijo, também não podem ser descartados. Mas lembre-se: doces, frituras, álcool, refrigerante e bebidas a base de cafeína são prejudiciais", explica José Rubens.

O especialista lembra também que é indispensável tomar um café da manhã reforçado no dia da São Silvestre. Outro conselho de José Rubens D´Elia é ingerir bastante água durante os treinamentos e, no dia da prova, tomar repositores eletrolíticos e carboidratos em gel.

Para José Rubens D´Elia não existe uma única receita para todos os corredores nessa reta final, já que o planejamento é pessoal e deve ser acompanhado por técnicos ou nutricionistas.

"Dormir no mínimo de 6 a 8 horas por dia é essencial para quem está se preparando para uma prova de longa distância como a São Silvestre", finaliza José Rubens D´Elia.

Entrega do Kit de participação - As inscrições para esta edição da prova foram encerradas no domingo (18) e estão confirmados 25 mil corredores, número recorde na história. A entrega dos kits de participação será efetuada nos dias 28 e 29 de dezembro (das 9 às 19 horas) e no dia 30 (das 9 às 17 horas), no Ibirapuera, na rua Manoel da Nóbrega, 1361, nos dois ginásios de treinamento.

O processo de entrega será totalmente informatizado e os participantes poderão conhecer a Expo São Silvestre com produtos e serviços relacionados ao mundo da corrida.

Cada atleta inscrito receberá no kit o numero de peito, chip de cronometragem descartável, endereço do manual eletrônico e brindes dos patrocinadores como camiseta em poliamida, squeeze, suplementos entre outros. Para receber o kit o atleta deverá apresentar RG original e o comprovante de pagamento. Não será aceito nenhum tipo de cópia de documentos.

Durante a prova haverá nove postos de água, isotônico, grande estrutura de apoio médico e orientação. A organização do evento segue de nível internacional com áreas de dispersão espaçosas, de apoio às equipes e guarda-volume móvel.

No site do evento os participantes podem conhecer a história da SS, desde sua primeira edição, seus campeões, diversos percursos, distâncias e locais em que a prova já foi realizada e outros assuntos referentes à organização técnica.

Percurso e horários de largada - A prova larga do Masp, na Avenida Paulista, cartão postal da cidade, e passa por outros pontos históricos como Estádio do Pacaembu, monumento Duque de Caxias, Teatro Municipal, Viaduto do Chá, Largo São Francisco. A chegada será no Obelisco do Ibirapuera, onde estão os restos mortais de Cásper Líbero, idealizador da corrida.

A competição terá os seguintes horários de largada:
- 15 horas - Cadeirantes
- 15h10min - Atletas com deficiência
- 17h10min - Elite Feminina A e B
- 17h30min - Elite Masculina e demais corredores

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook