Como escolher o tênis certo para a São Silvestre ?

 89ª Corrida de São Silvestre / Foto: Marcelo Ferrelli / Gazeta Press 89ª Corrida de São Silvestre / Foto: Marcelo Ferrelli / Gazeta Press
São Paulo - A São Silvestre, uma das mais cobiçadas provas internacionais do Brasil, está chegando. Sem dúvidas ela é o objetivo de muitos corredores, sejam eles amadores ou profissionais. Com os treinos já estruturados e tudo seguindo o planejado, não podemos nos esquecer de algo muito importante: qual tênis vamos usar dia 31 de dezembro?
 
Muito se fala de estrutura de treinamento, suplementação, estratégia de prova, mas às vezes nos esquecemos de prestar a atenção no maior companheiro do corredor: seu tênis. Não tenha dúvidas que seu par de tênis é seu melhor amigo e pode ajudá-lo a conquistar aquele tempo tão esperado ou simplesmente pode ser o companheiro para recordes de distâncias. Mas seu maior amigo também pode ser seu maior inimigo. Se fizer a escolha errada, pode ser que nem mesmo consiga completar a prova.
 
A escolha do tênis é fundamental para que ele sempre seja seu melhor amigo. Quem já não teve problemas com bolhas nos dedos dos pés ou no calcanhar que os impediu de usar qualquer tipo de calçado no dia seguinte de um treino longo ou de uma competição? Pois bem, é justamente por isso que devemos ter um enorme cuidado ao escolhermos o calçado ideal.
 
Os tipos de pisada - Antes de tudo precisamos conhecer qual nosso tipo de pisada. Elas são classificadas em: neutra, pronada e supinada. A pisada é determinada por nossas características anatômicas, como tipo de pé (plano, cavo ou normal), flexibilidade de nossas articulações dos membros inferiores, disposição do joelho (valgo ou varo), entre outras.
 
A pisada tipo neutra ocorre quando o pé se distribui de maneira uniforme pela superfície. A pisada pronada ocorre quando a parte interna do pé tem mais contato do que deveria com a superfície. A pisada supinada é exatamente o inverso, quando a parte externa do pé tem mais contato do que deveria com a superfície.
 
Para determinar nosso tipo de pisada devemos procurar um ortopedista especializado em pés e tornozelos. Outra opção é um fisioterapeuta, que também nos ajudará através de testes específicos a determinar em qual grupo nos encaixamos. 
 
Depois de determinar nosso tipo de pisada, devemos procurar por tênis que supram nossas necessidades / Foto: DivulgaçãoDepois de determinar nosso tipo de pisada, devemos procurar por tênis que supram nossas necessidades / Foto: Divulgação
Como escolher o tênis ? Depois de determinar nosso tipo de pisada, devemos procurar por tênis que supram nossas necessidades. Hoje, no mercado brasileiro, existem tênis específicos para corrida com modelos destinados para cada tipo de pisada. Basta se informar com um vendedor ou através da internet quais modelos são mais adequados.
 
É comum encontrar em lojas físicas ou virtuais, inúmeras marcas e modelos que apresentam as mesmas funções básicas, como por exemplo um tênis de corrida para pisada neutra. Mas para determinarmos nosso novo companheiro de corrida não podemos se preocupar apenas com isso. Devemos ter em mente que nosso peso também deve fazer ser levado em conta na hora de escolher o tênis.  Atletas mais pesados devem optar por calçados com solados mais espessos. Em contra partida, atletas mais leves podem optar por tênis com solados mais fino.
 
Tênis utilizados para treino devem possuir solados maiores como bons amortecimentos, que nos ajudam a não sobrecarregar tanto as articulações pelo impacto gerado por nossas passadas.  Já os tênis para competição, devem ter solados mais finos. Isso torna o calçado mais leve, e consequentemente servirá para auxiliar em nossa performance, já que estará carregando menos peso.
 
Tome cuidado ainda com o tipo de tecido de seu tênis. Hoje existem diversos modelos com tecidos de fácil transpiração. Isso ajudará muito caso eles fiquem encharcados de água ao passarmos pelos postos de hidratação. Além de possuírem tecidos que facilitam a secagem, alguns modelos possuem sistemas de “drenagem” da água (orifícios nas palmilhas e solados).
 
Onde comprar ? "Uma última dica: antes de decidir qual tênis comprar, procure testá-lo. Hoje em dia a maioria das lojas dispõem de esteiras de corrida para que seus clientes possam testar seus novos companheiros antes de levá-los para casa. 
 
Ganhe descontos - No site da Netshoes podemos encontrar diferentes tipos de tênis. É só filtrar as características que se ajustam ao seu pé e escolher o melhor. Quem optar por comprar online tem a vantagem de poder conseguir o tênis com desconto. É só acessar o Cupom desconto Netshoes, escolher o cupom e será direcionado para a página da Netshoes. Caso não se ajuste ao seu pé tem até 30 dias para devolução. Corra para conseguir esse desconto no site do Cupons Mágicos.
 
Com o tênis escolhido e comprado, só vai faltar a inscrição para a prova de rua mais famosa do Brasil. Espere chegar o último dia de 2013 e termine o ano em grande estilo."
 
 
 
Alexei von Zuben Alexei von Zuben
 
 
Alexei von Zuben - especialista em Ironman. Ele dá todas as semanas dicas de treinos para quem acompanha o Esporte Alternativo.
Coordenador da Equipe AVZ SPORTS
Mestre em Treinamento em Esporte pela Universidade Estadual de Campinas 
Triatleta especializado em provas Ironman e Meio Ironman
Contatowww.avzsports.com / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / (19) 9955-2534
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

CEO da CBDN

Pedro Cavazzoni fala sobre PyeongChang 2018

Esportes de Neve

Victor Santos fala sobre o Cross Country

 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook