São Silvestre define a campeã do Ranking de Corredoras de Rua

Marily dos Santos é líder do ranking de corridas de rua / Foto: DivulgaçãoMarily dos Santos é líder do ranking de corridas de rua / Foto: Divulgação

São Paulo - A 88ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre, que será disputada na próxima segunda-feira, em São Paulo, definirá a campeã do Ranking Caixa /CBAt de Corredores de Rua-2012. A luta pelo título da categoria feminina está restrita entre a alagoana Marily dos Santos e a paulista Roselaine de Sousa Silva. No masculino, o baiano Giomar Pereira da Silva já assegurou o pentacampeonato do evento.
 
Embora a conquista do Ranking 2012 seja um dos grandes objetivos da temporada, Marily, líder na classificação geral com quatro pontos de vantagem sobre Roselaine, vice-líder, quer apenas ir bem na São Silvestre. A estratégia foi fixada numa conversa com o técnico Gilmário Mendes. "Na corrida não posso me preocupar em fazer contas. Vou pensar no percurso e em fazer a melhor prova possível", comenta a atleta de 34 anos, radicada na Bahia.
 
Marily já decidiu que mudará a programação para 2013: treinar mais e competir menos. "É certo que para o próximo ano farei melhores marcas e disputarei menos competições", garante.
 
Já Roselaine está muito feliz. Aos 31 anos, conseguiu uma temporada "excelente" e pela primeira vez brigou por boas colocações no Ranking Caixa/CBAt. "Chegamos à última prova do ano e a luta é entre apenas nós duas. Na Volta da Pampulha, no início de dezembro, em Belo Horizonte, fui melhor que a Marily. Espero que isso se repita novamente na São Silvestre", revela a atleta nascida em Caraguatatuba, no litoral Norte de São Paulo.
 
Mesmo com o forte calor dos últimos dias, tem conseguido treinar bem. "Não podemos vacilar nem nesta época de Natal, junto com os familiares. É fundamental cumprir o programa de treinos", lembra a corredora do Cruzeiro/Caixa, orientada por Alexandre Minardi.
 
Depois das 28 etapas, 355 corredores somaram pontos na classificação geral, sendo 225 homens e 130 mulheres. Os dez primeiros colocados no masculino e no feminino na classificação final receberão uma ajuda de custo mensal em 2013 por meio do Programa Nacional Caixa de Apoio a Corredores de Elite, administrado pela CBAt.
 
Classificação do Ranking após 28 etapas
 
Masculino
 
1-Giomar Pereira da Silva - 439 pontos
2-Valdir Sérgio de Oliveira - 381
3-José Márcio Leão - 309
4-Antônio Wilson Souza Lima - 283
5-Willian Salgado Gomes - 276
6-Giovani dos Santos - 247
7-Damião Ancelmo de Souza - 217
8-Eliezer de Jesus Santos - 194
9-Sivaldo Santos Viana - 180
10-Francisco Ivan da Silva Filho - 150
 
Feminino
 
1-Marily dos Santos - 477 pontos
2-Roselaine de Sousa Silva - 473
3-Conceição de Maria Oliveira - 431
4-Maria Zeferina Baldaia - 338
5-Edielza Alves Guimarães - 275
6-Gisele Barros de Jesus - 250
7-Marluce Queiroz Borges - 241
8-Elizabeth Esteves de Souza - 187
9-Sueli Pereira Silva - 171
10-Larisse do Nascimento de Sousa - 151

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook