SP Capital e SP Vale são os campeões da III Copa Cultura Inglesa de Rugby Juvenil

SP Capital sagrou-se campeão na categoria M16/ Foto: Mario Henrique

São José dos Campos- A decisão da terceira edição da Copa Cultura Inglesa, finalizada neste domingo (22) em São José dos Campos, interior de São Paulo, foi eletrizante. Nos minutos finais, a seleção de SP Capital virou o jogo em cima da equipe de SP Vale do Paraíba e com o placar marcando 12 a 9, levou o título da categoria M16. Já na disputa do M18, a equipe do Vale presenteou a torcida local com a vitória sobre time da capital por 16 a 12. O torneio, considerado o maior das categorias de base do rugby nacional, reuniu 276 atletas de cinco estados no Complexo Esportivo João do Pulo.
 
"Todas as seleções estão de parabéns e o bom nível dos jogadores mostrou que qualquer time poderia ter ganhado. O estado de São Paulo apresenta um campeonato juvenil cada vez mais consolidado e é isso que possibilita as seleções paulistas chegarem mais uma vez a final", revela Edis Abrantes, manager das equipes do Vale do Paraíba.
 
Na final do M16, os paulistanos pressionaram o time do Vale logo nos primeiros minutos. Contudo, foi a equipe local que abriu o placar com um penal de Matheus, aos nove minutos. Menos de cinco minutos depois, o jovem novamente converteu um penal, deixando o placar em 6 a 0. Mas, aos 20 minutos de partida, em uma bela jogada individual, Patrício fez um try e mostrou que a disputa ainda estava em aberto. No segundo tempo, logo aos 3 minutos, novo penal convertido por Matheus para a seleção do Vale, que perdeu a oportunidade de ampliar ao não converter outros dois penais. Aos 16 minutos o Vale teve um jogador expulso e os meninos da capital aproveitaram e voltaram a pressionar, até que nos minutos finais, Samuel avançou para o in goal, acabou tackleado de maneira ilegal, e o árbitro marcou um penal try para o time paulistano, convertido por Rafael, encerrando a partida em 12 a 9.
 
"A vitória é fruto de muita garra e concentração. Apesar de sairmos atrás no placar, isso não nos abalou e continuamos lutando. Eu, como capitão, procurava sempre motivar meus colegas durante o jogo e conseguimos nos unir e ganhar", diz o jovem Patrício, do SP Capital, que também foi escolhido o melhor jogador da categoria e, além do título, ganhou uma bolsa de estudos da Cultura Inglesa, patrocinadora master do evento.
 
Em terceiro lugar no M16 ficou a equipe do Rio de Janeiro, que empatou em 0 a 0 seu último jogo, com SP interior, mas levou vantagem na pontuação durante o campeonato. Com esse resultado, o time formado por atletas de São Carlos, Indaiatuba, Araraquara, São Pedro e Jaguariuna, terminou na quinta colocação, pois não venceu nenhuma partida. Em quarto lugar ficou a equipe de Santa Catarina, com uma campanha de uma vitória e duas derrotas.
 
Já na decisão da categoria M18, o time da capital não teve tanta sorte. Em um jogo bastante equilibrado, a equipe do Vale saiu na frente com um penal do camisa 10, Gabriel, mas os paulistanos responderam com um try de Vitor. Antes do intervalo, o time do Vale ainda marcou um penal com o Pedro Henrique, deixando o placar 8 a 5. Na segunda etapa, o SP Capital fez um try com Lucas, convertido por ele mesmo, logo aos quatro minutos. Mas o entrosamento da equipe vale paraibana fez a diferença e o time converteu um penal com Gabriel, novamente, e um try com Fabio, encerrando o placar em 16 a 12.
 
"O nosso objetivo foi cumprido e o que sustentou esse resultado foi o trabalho duro de todo grupo. A emoção conta muito nessas horas, não podemos exigir demais pois ainda são jogadores muito jovens, mas eles conseguiram manter a concentração e o ritmo de jogo, conquistando esse título", explica o treinador Julio Faria, que dirigiu a seleção do Vale junto com Matheus Silva.
 
O bronze ficou para o SP Interior, que venceu Santa Catarina por 10 a 7 na disputa de terceiro lugar. Rio de Janeiro venceu Minas Gerais por 17 a 7 na disputa do quinto lugar e o Paraná foi o último colocado, sem nenhuma vitória. O vencedor do prêmio de melhor jogador na categoria foi Fábio, da seleção do Vale.
 
De olho na seleção - A Copa Cultura Inglesa também serviu como um ótimo observatório para a futura geração do rugby brasileiro. Muitos talentos foram revelados e os que já tinham um pouco mais de experiência puderam mostrar o desenvolvimento de suas habilidades. Inclusive 16 atletas que atuaram nas finais já integram a seleção brasileira juvenil, e acabaram fazendo da competição uma boa preparação para o Campeonato Sul-Americano B, que será disputado de 6 a 16 de setembro, em Valencia, na Venezuela.
 
"Vimos um ótimo ritmo e partidas bem disputadas. Pode-se notar uma grande evolução em relação às edições anteriores em fatores como disciplina e performance", relata João Uva, treinador da equipe brasileira juvenil.
 
"As Federações montaram equipes com atletas de bom porte físico. A partir de agosto, com a chegada dos técnicos do Crusaders/CRFU, todos atletas poderão melhorar sensivelmente o desempenho técnico, assim como os treinadores brasileiros poderão aprender as melhores técnicas de coaching do mundo. Iniciativas com essa, patrocinada pela Cultura Inglesa, permitem a identificação de jovens talentos para integrar nosso programa de alto rendimento e, no futuro, representar o Brasil nas principais competições internacionais", ressalta Sami Arap Sobriho, presidente da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu). 
 
Confira a classificação final da III Copa Cultura Inglesa :
 
M16
1º São Paulo Branca (Capital)
2º São Paulo Vermelha (Vale)
3º Rio de Janeiro
4º Santa Catarina
5º São Paulo Preta (Interior)
 
M18 
1º São Paulo Vermelha (Vale)
2º São Paulo Vermelha (Capital)
3º São Paulo Preta (Interior)
4º Santa Catarina
5º Rio de Janeiro
6º Minas Gerais
7º Paraná
 
Resultados das fases de grupo: 
Jogo 1 - M16 - SP Branco (Capital) 19 x 0 Santa Catarina
Jogo 2 - M16 - SP Vermelho (Vale do Paraíba) 19 x 0 Rio de Janeiro
Jogo 3 - M18 - SP Branco (Capital) 20 x 0 Minas Gerais
Jogo 4 - M18 - Rio de Janeiro 0 x 0 SP Preto (Interior)
Jogo 5 - M18 - SP Vermelho (Vale do Paraíba) 53 x 0 Paraná
Jogo 6 - M16 - SP Branco (Capital) 14 x 12 Rio de Janeiro
Jogo 7 - M16 - SP Preto (Interior) 5 x 10 Santa Catarina
Jogo 8 - M18 - SP Branco (Capital) 19 x 0 SP Preto (Interior)
Jogo 9 - M18 - Rio de Janeiro 0 x 12 Minas Gerais
Jogo 10 - M18 - Santa Catarina 27 x 0 Paraná
Jogo 11 - M16 - SP Vermelho (Vale do Paraíba) 22 x 0 Santa Catarina
Jogo 12 - M16 - SP Branco (Capital) 12 x 5 SP Preto (Interior) 
Jogo 13 - M18 - SP Branco (Capital) 40 x 10 Rio de Janeiro
Jogo 14 - M18 - SP (Interior) 12 x 0 Minas Gerais
Jogo 15 - M18 - Santa Catarina 3 x 14 SP Vermelho (Vale do Paraíba) 
Jogo 16 - M16 - SP Vermelho (Vale do Paraíba) 25 x 0 SP Preto (Interior)
Jogo 17 - M16 - Rio de Janeiro 5 x 0 Santa Catarina
 
Classificação dos grupos - M18
Grupo Cultura: SP-Branco (Capital) - 14 pontos, SP-Preto (Interior) - 6 pontos, Minas Gerais - 4 Pontos e Rio de Janeiro - 2 pontos
Grupo Inglesa: SP-Vermelha (Vale do Paraíba) - 9 pontos, Santa Catarina - 5 pontos, Paraná - 0 ponto
 
Semifinais - M18
M18 - Rio Janeiro 27 x 5 Paraná
M18 - SP Branco (Capital) 17 x 7 Santa Catarina
M18 - SP Vermelho 17 x 3 SP Preto (Interior)
 
Finais
M16 - Decisão de 3º lugar - SP Preto (Interior) 0 x 0 Rio de Janeiro 
M16 - Final - SP Vermelho (Vale do Paraíba) 09 x 12 SP Branco (Capital)
M18 - Decisão de 5º lugar - Rio de Janeiro 17 x 7 Minas Gerais 
M18 - Decisão de 3º lugar Santa Catarina 07 x 10 SP Preto (Interior) 
M18 - Final - SP B

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook