Seleções masculina e feminina de Sevens jogarão Circuito Mundial nos EUA

O Brasil foi convidado pelo IRB (International Rugby Board - entidade máxima do rugby mundial) para participar da quinta etapa do Circuito Mundial de Rugby Sevens / Foto: Divulgação / CBRuSão Paulo - O Brasil foi convidado pelo IRB (International Rugby Board - entidade máxima do rugby mundial) para participar da quinta etapa do Circuito Mundial de Rugby Sevens, que será realizada na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos, de 10 a 12 de fevereiro. A seleção masculina está focada em sua estreia contra os times de elite na modalidade.

"Temos as melhores equipes do mundo participando. Os desafios serão muito grandes, mas todo o grupo está muito motivado para esta experiência. Sabemos do nível de dificuldade que encontraremos por lá e as expectativas não estão sobre os resultados propriamente ditos, mas sim na possibilidade de estar em contato com a competição mais forte do mundo", ressalta o treinador da seleção masculina, Maurício Coelho.

A seleção feminina também entra em campo pela primeira vez em Las Vegas, mas, ao contrário dos meninos, já esteve presente em outras etapas do Circuito, sendo a última em Dubai, no início de dezembro de 2011. Segundo o manager da seleção feminina, João Nogueira, jogar contra times mais fortes é sempre importante para o amadurecimento da equipe. "Isso aumenta o nível de jogo e deixa o grupo mais preparado para os eventos", relata.

O Circuito Mundial de Sevens 2011-12 teve início na Austrália, em novembro de 2011, já passou por Dubai e África do Sul, e no início de fevereiro estará na Nova Zelândia. Depois dos Estados Unidos, as próximas etapas serão em Hong Kong (23 a 25 de março), Japão (31 de março a 1 de abril), Escócia (5 e 6 de maio), e a grande final na Inglaterra (12 e 13 de maio). A seleção das Ilhas Fiji e os neozelandeses do All Blacks são os líderes com 51 pontos. O IRB ainda não confirmou a presença do Brasil nas demais etapas, mas a negociação com a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) está em andamento.

Os organizadores da etapa norte-americana ressaltam que a participação do Brasil é muito bem vinda já que os Jogos do Rio em 2016 marcam a volta da modalidade ao programa olímpico e as equipes masculina e feminina estão crescendo rapidamente no cenário esportivo.

"Com incorporação do Brasil na temporada 2011-12 do circuito esperamos expandir ainda mais a modalidade nas Américas", comenta Dan Lyle, diretor do torneio.

A equipe feminina já treina frequentemente aos finais de semana enquanto o time masculino se reunirá no início de fevereiro para treinamentos e a preparação irá focar os fundamentos identificados como falhos durante a Copa Topper de Sevens, realizada nos dias 7 e 8 de janeiro no Uruguai, e no torneio internacional de Viña, no Chile, disputado no último fim de semana (14 e 15 de janeiro).