Seleções masculina e feminina de rugby já estão definidas para o Rio Sevens

Rio Sevens será realizado no Estádio da Gávea / Foto: Pablo BielliRio de Janeiro - As seleções masculina e feminina de rugby já foram definidas para disputa do Rio Sevens - Campeonato Sul-Americano de Rubgy Sevens, que será realizado neste fim de semana (10 e 11), no Estádio da Gávea, na zona sul da capital fluminense. Noves países, além do Brasil, participam da disputa. A entrada é franca.

Entre os destaques da equipe masculina estão Diego Lopez (Pasteur), Lucas Duque (São José) e Julian Menutti (Bandeirantes). Após ter demonstrado sua força em 2011, vencendo seus opositores diretos, especialmente a Argentina, a Seleção Masculina deu início a um trabalho de identificação de talentos visando 2016. Assim, a comissão técnica introduziu atletas oriundos das categorias de base, tais como os jovens Eduardo Garcia da Silva (Bandeirantes) e Gustavo "Rambo" Albuquerque (Curitiba).

"Nosso foco é a renovação constante de atletas de alto rendimento, através de um programa de identificação de talentos, expondo-os a competições de alto nível no Brasil e no exterior. Obviamente, resultados são importantes, mas, até 2016, nossa preocupação é a construção de uma equipe altamente competitiva", comentou Sami Arap Sobrinho, Presidente da CBRu.

O time feminino será liderado pela capitã Julia Sardá (Desterro), que esteve presente em cinco das sete conquistas da seleção no evento, e Paulinha Ishibashi, eleita por duas vezes melhor atleta da modalidade no Brasil. Entre as novatas, a Seleção Feminina também começa a apresentar suas novidades oriundas das categorias de base: Maíra Behrendt (SPAC) e Edninha Santini (São José).

A seleção feminina, que passou recentemente por duas etapas do Circuito Mundial (Dubai e Las Vegas), no qual enfrentou as melhores equipes do mundo, promete entrar com força total para levantar a taça pela oitava vez consecutiva.

"Elas estão bem fisicamente e mostram uma grande evolução com as experiências internacionais. O Rio Sevens praticamente fecha um ciclo de desenvolvimento, iniciado em 2011, e o auge do rendimento será visível neste evento, que será o principal compromisso da temporada", comenta o treinador da seleção feminina, José Eduardo Moraes.

O Brasil estreia contra a Venezuela tanto no masculino como no feminino. A competição contará com a participação de 10 países. As brasileiras jogam a primeira fase no grupo A, contra Uruguai, Peru e Venezuela. No grupo B estão Argentina, Chile, Colômbia e Paraguai. Já a seleção masculina está no grupo B e vai encarar Uruguai, Paraguai, Venezuela e Equador. O grupo A é formado por Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Guatemala.

Jogos com transmissão ao vivo - O canal a cabo Sportv 2 transmitirá dez jogos do Rio Sevens ao vivo, nos dois dias de competição. A primeira partida televisionada será Argentina x Guatemala, no masculino, ao meio-dia do sábado. Na sequência, a emissora mostrará a estreia do Brasil, contra a Venezuela. Às 12h40 começa a transmissão do feminino, com Uruguai x Venezuela. Às 13h00, as brasileiras entram em campo contra a seleção do Peru. Logo depois, Argentina e Colômbia e Chile e Paraguai encerram a transmissão. No domingo, a partir das 15 horas, o Sportv 2 mostrará as duas disputas de terceiro lugar e as duas finais.

Seleção feminina
1- Ayna Christovam (SPAC) - ponta/pilar
2- Bruna Pamela Lotufo (Bandeirantes RC) - hooker
3- Edna "Edninha" Santini (São José RC) - médio scrum
4- Julia Albino Sardá (Desterro RC) - pilar
5- Juliana "Xoxinha" Esteves Santos (Bandeirantes RC) - pilar
6- Maira Magdaleno "da Ros" (Desterro RC) - centro/ponta
7- Maria Gabriela "Gabi" Ávila (SPAC) - abertura
8- Maira "Bernadete" Bravo Behrendt (SPAC) - centro/hooker
9- Paula "Paulinha" Ishibashi (SPAC) - médio scrum/abertura
10- Thais "Xuxu" Cruz Rocha (SPAC) - ponta

Comissão Técnica: José Eduardo Moraes (treinador), Claudia Tavares (Fisioterapeuta), Mariana Correa (Psicóloga), João Nogueira (Manager).

Seleção masculina
1- Daniel Hubert "Gregg" (Niterói RFC) (C) - abertura
2- Diego "Diegão" Martins Gimenez Lopez (Pasteur AC) - Pilar
3- Eduardo Garcia da Silva (Bandeirantes RC) - ponta
4- Erick "Putim" Monfrinatti Cogliandro (São José RC)- ponta
5- Gustavo "Rambo" Barreiros de Albuquerque (Curitiba RC) - hooker
6- João Luiz "Ige" da Ros (Desterro RC) - pilar
7- Julián "Juli" Felipe Menutti (Bandeirantes RC) - meio-scrum
8- Lucas "Tanque" Rodrigues Duque (São José RC) - meio-scrum
9- Paulo Ricardo "Gordo" de Souza Santos (Ilhabela RC) - pilar
10- Elpídio Sgobbi Neto (São José RC) - centro

Comissão técnica: Martín Schusterman (Treinador), Maurício Coelho (Treinador), Jean-Marc Bolonha Volland (Fisioterapeuta), Virgílio Franceschi Neto (Manager).