Seleção feminina de rugby conquista octacampeonato sul-americano no Rio Sevens

Seleção feminina de rugby mantém hegemonia e conquista octacampeonato / Foto: João Neto/FotojumpRio de Janeiro - A seleção feminina de rugby manteve a hegemonia e conquistou no domingo, dia 11 de Março, o seu oitavo título continental no Rio Sevens - Campeonato Sul-Americano de Rugby Sevens, realizado no Estádio da Gávea, na zona sul da capital fluminense.

Nas semifinais, as tupis fizeram uma partida equilibrada contra as argentinas. O primeiro tempo finalizou empatado em 5 a 5 com tries de Paulinha Ishibashi, para o Brasil, e , para as jaguares. Mas no segundo tempo a experiência e a velocidade das brasileiras apareceu e o jogo foi definido com dois tries, um de Bruna Lutufo, convertido por Thaís "Xuxu" Rocha, e outro da capitã Julia Sardá, fechando o placar em 17 a 5.

Na final, a seleção nacional encontrou as colombianas, que fizeram uma das melhores campanhas de sua história do sul-americano, saindo da fase inicial do torneio com a liderança do grupo B e vencendo as uruguaias na semifinais por 10 a 7. O Brasil impôs seu ritmo de jogo desde o início e encerrou o primeiro tempo da final com uma vantagem de três tries, dois de Julia Sardá e um de Gabi Ávila. Na segunda etapa, novo try brasileiro, de Xuxu, e logo em seguida a Colômbia conseguiu ultrapassar a defesa verde e amarela, com Cindy Gusman. Contudo, o Brasil não se abateu e não demorou para marcar novamente, dessa vez com Maíra Behrendt e logo em seguida a xará Maíra da Ros, finalizando a partida em 34 a 5 para as tupis.

"Nossa coletividade prevaleceu e novamente o espírito de equipe e o foco foram essenciais para nossa vitória. Quanto mais as adversárias cansavam pelo desgaste das partidas, mais crescíamos e isso foi muito importante para chegar novamente ao título", garante a novata Maíra Behrendt, que participou pela primeira vez no torneio.

 

Masculino termina em quinto lugar - Depois de terminar o sábado com uma derrota e duas vitórias, a seleção masculina empatou com os campeões uruguaios em 10 a 10 na última partida da primeira fase, terminando em terceiro lugar do grupo B, atrás de Uruguai e Paraguai, respectivamente.

Com esse resultado, os brasileiros encararam a Colômbia por uma vaga na disputa do quinto lugar. O primeiro tempo foi bastante disputado, mas o Brasil definiu a partida com o talento dos jovens Eduardo "Du" Garcia e Elpídio Sgobbi, que marcaram os dois tries no segundo tempo, fechando a partida em 22 a 12 para o Brasil.

Na disputa do quinto lugar contra o Peru, o time nacional venceu por 21 a 5 com quatro tries marcados por Paulo "Gordo" Santos, Lucas "Tanque" Duque, Daniel Gregg e Juli Menutti. A classificação final não era esperada, mas deixou lições valiosas para a equipe que passa por um processo de transição.

"Em 2011 vencemos a seleção mas forte do continente, a Argentina, e neste ano tomamos uma derrota inesperada para o Paraguai, por um placar ainda mais surpreso. Isso mostrou que o time tem condições de ganhar de qualquer adversário, desde que esteja concentrado, pois um minuto de desatenção pode definir uma partida. Então temos um ano para trabalhar e em 2012 a meta é chegar nas finais e garantir o Brasil na Copa do Mundo de Sevens de 2013", explica Diego Lopez, abertura da seleção.

A médio/scrum e abertura, Paulinha Ishibashi, destaque da seleção, foi escolhida a melhor jogadora do torneio. As campeãs de 2012 foram:

1- Ayna Christovam (SPAC) - ponta/pilar
2- Bruna Pamela Lotufo (Bandeirantes RC) - hooker
3- Edna "Edna" Santini (São José RC) - médio scrum
4- Julia Albino Sardá (Desterro RC) - pilar
5- Juliana "Xoxinha" Esteves Santos (Bandeirantes RC) - pilar
6- Maira Magdaleno da Ros "Da Roça" (Desterro RC) - centro/ponta
7- Maria Gabriela "Gabi" Ávila (SPAC) - abertura
8- Maira "Bernadete" Bravo Behrendt (SPAC) - centro/hooker
9- Paula "Paulinha" Ishibashi (SPAC) - médio scrum/abertura
10- Thais "Xuxu" Cruz Rocha (SPAC) - ponta

Comissão Técnica: José Eduardo Moraes (treinador), Claudia Tavares (Fisioterapeuta), Mariana Correa (Psicóloga), João Nogueira (Manager).

A equipe masculina foi formada por:

1- Daniel Hubert "Gregg" (Niterói RFC) (C) - abertura
2- Diego "Diegão" Martins Gimenez Lopez (Pasteur AC) - Pilar
3- Eduardo "Du" Garcia da Silva (Bandeirantes RC) - ponta
4- Erick "Putim" Monfrinatti Cogliandro (São José RC)- ponta
5- Diogo Borges (São José rc) - hooker
6- João Luiz "Ige" da Ros (Desterro RC) - pilar
7- Julián "Juli" Felipe Menutti (Bandeirantes RC) - meio-scrum
8- Lucas "Tanque" Rodrigues Duque (São José RC) - meio-scrum
9- Paulo Ricardo "Gordo" de Souza Santos (Ilhabela RC) - pilar
10- Elpídio Sgobbi Neto (São José RC) - centro

Comissão técnica: Martín Schusterman (Treinador), Maurício Coelho (Treinador), Jean-Marc Bolonha Volland (Fisioterapeuta), Virgílio Franceschi Neto (Manager).

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook