Seleção Sub-18 é campeã invicta do Sul-Americano B

Tupis tiveram 100% de aproveitamento / Foto: CBRu/Divulgação

São Paulo - A Seleção Brasileira Masculina de Rugby Sub-18 conquistou na noite desta sexta-feira (14) o título do Campeonato Sul-Americano B, denominado CONSUR "B", disputado na cidade de Valência, na Venezuela. Os tupis confirmaram o favoritismo e venceram a Colômbia na decisão por 29 a 5. Agora os campeões decidem contra o último colocado do CONSUR A, que será realizado na Argentina de 16 a 22 de setembro, uma vaga na elite continental em 2013. Em terceiro lugar, ficaram os anfitriões do torneio, que venceram o Peru por 21 a 13.
 
A nova geração do rugby nacional mostrou que está no caminho certo. Com uma campanha impecável, com 100% de aproveitamento, os jovens tupis somaram no total 181 pontos, contra apenas oito pontos sofridos. Na estréia, os brasileiros superaram o Peru por 83 a 3. Contra os donos da casa, vitória por 69 a 0. Na decisão, Lucas Tranquez abriu o placar com um try, convertido por Pedro di Pilla, logo nos primeiros minutos de jogo. Rodrigo Andriolli, Lucas Drudi e novamente Pedro di Pilla ampliaram a vantagem do Brasil, que saiu para o intervalo com o marcador apontando 22 a 0. Na segunda etapa, a Colômbia voltou para campo concentrada até que Julio Giraldo fez um try, diminuindo a diferença para os tucanos, 22 a 5. Contudo, a reação dos colombianos acabou após o try de Luis Gustavo Andrioti, convertido por Di Pilla, encerrando a partida em 29 a 5 para o Brasil.
 
O desempenho do Brasil foi eficiente graças a uma preparação intensa iniciada no mês de março e reforçada pela experiência da comissão técnica do Crusaders, time profissional neozelandês que está no comando de todo programa de alto rendimento da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), junto com a Canterbury Rugby Union. É o primeiro título do Brasil com seus novos parceiros.
 
Integraram a seleção brasileira sub-18 que foi campeã do CONSUR "B":
 
Benedito Rodrigues (São José RC)
Gabriel Assunção (São José RC)
Jonathan Alvarenga (São José RC)
Lucas Domingues (São José RC)
Luis Gustavo Pinto (Jacareí RC)
Lucas Drudi (Jacareí RC)
Luan Almeida (Jacareí RC)
Jonathan Figueiredo Dias (Jacareí RC)
Pedro Augusto di Pilla (Pasteur)
Alexandre Al-Assal (Pasteur)
Bruno Nunes (Bandeirantes RC)
João Paulo Neto (Bandeirantes RC)
Vitor Guastalli (Bandeirantes RC)
Lucas Tranquez (SPAC)
Vitor da Mata (SPAC)
João Bello (SPAC)
Artur Bergo (SPAC)
Laurent Bourdat (Rio Branco RC)
Fábio Fernandes (Ilhabela RC)
Rafael Franz (Tornados Indaiatuba RC)
Wilton Rebolo (Mastodontes Catanduva RC)
Duan Zatti Barp (Chapecó RC)
Rodrigo Andrioli (Chapecó RC)
 
Comissão Técnica
Dave Perrin (Treinador)
João Uva (Treinador Assistente)
Felipe Lapa (Fisioterapeuta)
 
De olho na competição adulta - Em paralelo ao torneio sub-18, também será realizado o Sul-Americano B Adulto, envolvendo Paraguai, Venezuela, Colômbia e Peru. A competição também merece atenção dos brasileiros, já que o campeão disputará contra o Brasil uma vaga no Consur A de 2013. Neste sábado (15), Paraguai e Venezuela decidem o título da segunda divisão continental. O jogo entre o Brasil e o campeão do Consur B está programado para o dia 27 de outubro, em local e horário ainda não definidos pela CBRu e pela CONSUR. 
 
Além disso, vale ressaltar que a equipe campeã do Consur B enfrentará a seleção de Bermuda, campeã da região do Caribe, em partida válida pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de Rugby de 2015. Segundo o regulamento do IRB (Federação Internacional), caso o representante sul-americano vença o representante caribenho, o jogo contra o Brasil, que irá se realizar no dia 27 de outubro em São Paulo, valerá tanto pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo quanto pela vaga no Consur A.