Rugby lança programa inédito de desenvolvimento do esporte no Brasil

Esporte cresce no País / Foto: Divulgação

São Paulo - O presidente da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), Sami Arap Sobrinho, participou nesta terça-feira (4), na sede da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), do lançamento do projeto "Try Rugby - SP", uma realização da AVIVA Premiership (Inglaterra), em parceria com o Serviço Social da Industria de São Paulo (SESI-SP) e o British Council.
 
O programa, inédito no Brasil, tem como objetivo ensinar rugby em 12 unidades do SESI-SP, disseminando seus valores educacionais e esportivos para meninos e meninas de 8 a 17 anos, além de promover intercâmbio cultural entre os participantes. Ao longo dos próximos 10 meses, pretende-se atingir 10 mil crianças e adolescentes nas unidades do SESI-SP. Os programas serão ministrados por técnicos britânicos selecionados em clubes da famosa liga inglesa e incluirão a capacitação de professores de educação física da entidade. As cidades atendidas na primeira fase do projeto Try Rugby são Matão, Itapetininga, Rio Claro, São Carlos, Votorantim, Indaiatuba, Mogi Guaçu, Tatuí, Piracicaba, Araras, Campinas e Sumaré.
 
"É uma honra o Brasil ter sido escolhido pela AVIVA Premiership para a implementação de um programa tão importante. Estamos certos do sucesso, em face da presença do SESI-SP e do British Council, entidades de excelente reputação e credibilidade. Educar os jovens através da prática de rugby é uma fórmula de sucesso mundo afora. No Brasil, temos programas similares executados por ONGs em comunidades carentes e em parte da rede paulistana pública escolar, mas nenhum desses programas conta com o nível de capacitação técnica e cultural de renomadas entidades inglesas. Parabenizo as entidades pela iniciativa única e desafiadora", comenta Sami Arap Sobrinho.
 
"Por meio da democratização do acesso à prática esportiva, temos a oportunidade de revelar novos talentos contribuindo com o fortalecimento do esporte nacional e, com a melhoria da qualidade de vida das pessoas - uma das missões da indústria paulista", declarou Paulo Skaf, presidente da Fiesp.
 
 
O Rugby no Brasil e no Mundo -O rugby é o segundo esporte mais praticado no mundo. Estima-se mais de 5 milhões de jogadores presentes em 120 países. No Brasil, são mais de 10 mil atletas divididos em 200 agremiações em 22 Estados, acompanhados por 100 mil seguidores. A seleção brasileira feminina de rugby sevens conquistou a 10ª posição no último Campeonato Mundial realizado em Dubai (2009) e é octacampeã invicta na América do Sul. No masculino, o Brasil ocupa a 33ª posição no ranking da Federação Internacional (International Rugby Board) e está executando um programa de alto rendimento com vistas as participações em Rio 2016 e numa Copa do Mundo.