Rio Grande do Sul é sede da segunda etapa do circuito feminino de rugby sevens

Super Sevens agita o fim de semana no Rio Grande do Sul / Foto: Luis Pires / Fotojump

São Paulo - O Estádio Universitário da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), em São Leopoldo, será a sede neste sábado (28) e domingo (29) da segunda etapa do Super Sevens - Circuito Brasileiro de Rugby Sevens Feminino. O torneio exclusivo para mulheres teve início do dia 30 de junho, em São José dos Campos (SP), e terá mais três etapas, uma por mês, até outubro. Participam da rodada gaúcha as equipes pré-classificadas do Charrua (RS), Desterro (SC), SPAC (SP), Bandeirantes (SP), São José (SP) e Niterói (RJ), além das equipes convidadas Serra (RS), Panteras (RS), Urutau (PR) e BH Rugby (MG). As partidas começam às 10h nos dois dias e a entrada é gratuita.
 
Na primeira etapa, as catarinenses do Desterro levantaram a taça de campeãs e será a equipe a ser batida em São Leopoldo. Depois de ser vice pela segunda vez em um evento nacional, o Niterói chega determinado a vencer. Já o SPAC espera voltar a jogar bem para conquistar a ponta da classificação geral. Bandeirantes e São José lutarão para se recuperar. Jogando em casa, o Charrua conta com o apoio da torcida para subir posições na tabela de classificação.
 
"Certamente é uma motivação a mais ter o apoio de amigos e familiares na torcida. Mas, para nós, é muito importante sediar uma competição de nível nacional como essa. Sempre procuramos organizar eventos na região, a estrutura do Complexo Universitário é muito boa e esperamos que isso ajude a ampliar o interesse da população local pela modalidade", diz Daniel Mendez, diretor técnico do torneio nesta etapa.
 
A participação das meninas do Serra e do Panteras, também do Rio Grande do Sul, poderá ajudar a mobilizar a torcida gaúcha. O BH conseguiu apoio de patrocinadores e irá participar de todas as etapas, enquanto o Urutau aproveita para ganhar mais experiência e visibilidade em sua segunda participação.
 
No sábado (28), das 10h às 17h, serão realizadas as partidas da fase de grupos. No domingo (29), a partir das 10h, serão disputadas as semifinais e finais. A decisão da Taça Ouro está marcada para as 12h40.
 
A disputa - As equipes serão divididas em dois grupos:
 
Grupo A: Desterro, Bandeirantes, Charrua, BH e Panteras 
Grupo B: Niterói, SPAC, São José, Urutau e Serra
 
Na fase de classificação, todas as equipes jogam entre si dentro dos grupos. As duas melhores colocadas de cada chave fazem as semifinais da Taça de Ouro. Os times colocados em 3º e 4º de cada um disputam as semifinais da Taça de Prata. As últimas encaram a final da Taça de Bronze.
 
Confira a classificação final na primeira etapa: 
1° - Desterro - 20 pontos
2° - Niterói - 15 pontos
3° - SPAC - 12 pontos
4° - Bandeirantes - 10 pontos
5° - São José - 8 pontos
6° - Charrua - 6 pontos
7° - BH - 4 pontos
8° - Urutau - 3 pontos
9° - Pasteur - 2 pontos
10° - Jacareí - 1 ponto
 
Serviço:
Super Sevens - Circuito Brasileiro de Rugby Sevens Feminino
Local: Complexo de Esporte e Lazer da Unisinos - Estádio Universitário - Av. Unisinos, 950, Cristo Rei - São Leopoldo (RS)
Sábado: das 10h às 15h20
Domingo: semifinais e finais a partir das 10h e final da Taça Ouro às 12h40.
Entrada gratuita
 
Depois de São Leopoldo, será a vez de Niterói (RJ) organizar o evento, nos dias 18 e 19 de agosto, . Em setembro, o torneio feminino estará em Florianópolis (SC), entre os dias 22 e 23. A quinta e última etapa será disputada em São Paulo (SP), nos dias 20 e 21 de outubro.