Paulista de Rugby conhece seus finalistas nesse sábado

São José, Jacareí, Poli e Pasteur lutam por um lugar na grande final / Foto: Fábio Lapa / São JoséSão José, Jacareí, Poli e Pasteur lutam por um lugar na grande final / Foto: Fábio Lapa / São José

São Paulo - Chegou a hora de conhecermos os grandes finalistas do Paulista A 2018, com as semifinais do campeonato acontecendo simultaneamente em São José dos Campos e em São Paulo nesse sábado, dia 26. Em campo, dois confrontos tradicionais e de muitas rivalidades. Entre as quatro equipes, apenas o Jacareí nunca levantou a Taça do estadual.
 
No Vale, o CT Ange Guimerá recebe o Pasteur naquela que tem sido a final mais frequente do Paulista nos últimos anos. O desempenho das equipes foi bem distinto ao longo da temporada, com os joseenses ostentando uma campanha invicta até aqui, enquanto os franceses levaram a vaga apenas na última partida depois de sofrer três derrotas na competição.
 
Nada disso importa agora, pois as equipes jogam em condição de igualdade e curiosamente, jogar fora de casa pode ser um fator positivo para os Galos. Em sete dos últimos dez jogos, o São José saiu vencedor, mas o retrospecto do Pasteur é mais favorável justamente nos domínios do adversário, onde triunfou duas vezes, incluindo no último confronto pelo Brasileiro, sempre com margens reduzidas. Os dois últimos jogos foram decididos por apenas um ponto, então esperem emoção até o apito final.
 
O São José aposta em seu conjunto mais uniforme, a equipe vem se destacando pela constância ao longo da partida, misturando alguns jogadores experientes e uma juventude cada vez mais madura que vem decidindo jogos, como Rodrigo Lopes (irmão de Pedro Lopes), Rafael Morales e Gabriel Costa, em grande forma nos chutes.
 
No entanto, o Pasteur tem dois dos maiores pontuadores do campeonato, também em ótima fase. Pedro di Pilla está com ótimo aproveitamento nos chutes e Ronaldo Santos é nada menos que o tryman do Paulista até aqui com média superior a um try por partida. No campo dos desfalques, os irmãos Duque e Victor "Feijão" desfalcam os joseenses, enquanto o Pasteur não contará com Robert, todos representando o Brasil nos Jogos Sul-Americanos.
 
Em São Paulo, a Poli enfrenta o Jacareí em confronto de duas equipes que evoluíram juntas nos últimos anos, chegando à Série A do estadual juntos e disputando o título na Série B nacional em 2016. A campanha das equipes foi muito similar até aqui e apresentará o duelo do melhor ataque (Poli) contra a melhor defesa (Jacareí), um antagonismo que também aparece na característica formativa das equipes, com os Jacarés apostando na formação e a Poli buscando reforços para formar um elenco de peso para buscar o bi e o sonhado título nacional.
 
Até aqui, as duas apostas se mostraram bem sucedidas com ótimos resultados em campo e vale ressaltar que apesar de tudo, os dois principais pontuadores politécnicos são crias da casa. Marcelo Orefice lidera a tabela com nada menos que 73 pontos, 68 deles através dos chutes, e João Talamini liderou entre os trymen por boa parte da competição, com 6 tries. Matheus Cruz lidera pelo lado dos Jacarés enquanto Mathias e Alexandre dividem as honras de trymen da equipe, com quatro tries. Nomes de destaque na seleção nacional, Ariel, Tranquez e De Wet devem jogar, aumentando ainda mais as expectativas de uma grande partida.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook