A maior celebração haka do mundo

Dança popularizada pelo time de rugby All Blacks reúne 7.700 pessoas para quebrar recorde mundial na Nova Zelândia / Foto: Dave Rogers/Getty ImagesDança popularizada pelo time de rugby All Blacks reúne 7.700 pessoas para quebrar recorde mundial na Nova Zelândia / Foto: Dave Rogers/Getty Images

Nova Zelândia - Mais de 7700 pessoas se reuniram para entoar o Ka mate, Ka mate, haka composto no século 19 por um guerreiro Maori e popularizado pelo time de rugby All Blacks.
 
A tentativa de quebrar o recorde oficial como a maior celebração haka do mundo em número de pessoas aconteceu alguns momentos antes do amistoso entre os All Blacks e a seleção unificada das Ilhas Britânicas, que estão na Nova Zelândia para o British & Irish Lions Tour 2017. O evento acontece até 8 de julho e terá partidas por todo o país.
 
O haka é uma dança tradicional Maori para demonstrar orgulho, força e unidade de uma tribo. Hoje, o haka continua sendo usado em cerimônias e celebrações Maori que homenageiam os convidados e mostram a importância da ocasião. Ele também é usado para desafiar os oponentes no campo esportivo - geralmente antes de uma partida de rugby.
 
Os movimentos do haka incluem violentas pisadas no chão e tapas no corpo que acompanham o ritmo de um canto em voz alta. O canto do haka muitas vezes descreve poeticamente os ancestrais e eventos da história da tribo.
 
O evento bate com folga o último recorde oficial estabelecido na França, em 2014, quando 4028 participantes estiveram em um haka organizado pela marca de carros Mazda. A equipe do Guinness World Records pode levar até 15 semanas para confirmar a quebra do recorde. 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

CEO da CBDN

Pedro Cavazzoni fala sobre PyeongChang 2018

Esportes de Neve

Victor Santos fala sobre o Cross Country

 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook