Regras

Hipismo

Uma característica particular do hipismo é que homens e mulheres podem competir juntos com as mesmas possibilidades de vitória, diferentemente de outros esportes, em que a performance masculina é superior devido à maior força física. Além da categoria da amazona ou cavaleiro e da integração entre animal e condutor, o importante é contar com uma montaria saudável e bem condicionada. Sem divisão por sexo, os competidores são separados conforme a idade: minimirim (oito a 12 anos), mirim (12 a 14), juniores (14 a 18) e seniores (acima de 18). As entidades que dirigem o esporte costumam utilizar também as seguintes sub divisões: principiantes, aspirantes, jovens cavaleiros, seniores novos, veteranos e proprietários.

Além do salto, os esportes eqüestres têm outras modalidades. Nos Jogos Olímpicos são disputados também o adestramento, (em que o cavalo executa movimentos cadenciados, em perfeita harmonia com o cavaleiro); concurso completo de equitação, (disputado em três dias com provas de adestramento, corrida no campo com obstáculos naturais e artificiais, de resistência ao trote e salto); enduro, entre outros.


Dressage (ou Adestramento)

Nesta prova, o cavaleiro deve executar uma série de movimentos em um determinado período de tempo. Os jurados avaliam o competidor com notas de 0 a 10.

Saltos

Nos saltos, o cavaleiro deve transpor, na sua totalidade, com seu cavalo, entre 12 a 15 obstáculos ordenados em uma pista que mede entre 700 e 900 metros. A altura dos obstáculos vai de 1,00m a 1,60m, dependendo da categoria. Para a chamada Equitação Fundamental a altura dos obstáculos vai de 0,40m a 0,90m. O vencedor será o cavaleiro que chegar mais perto do tempo determinado, sem cometer faltas.

Concurso completo de equitação

Reúne provas de dressage, cross-country e salto. A prova pode ser disputada em dois formatos, um dia (ODE) e três dias (3DE).

Não olímpicas

Enduro equestre (prova em longa distância separada por etapas), volteio (ginástica sobre o cavalo), corrida de cavalos, prova do laço, baliza e prova dos três tambores.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

CEO da CBDN

Pedro Cavazzoni fala sobre PyeongChang 2018

Esportes de Neve

Victor Santos fala sobre o Cross Country

Rio 2016

Hortência dá conselhos ao filho:  "Vila Olímpica é disneylândia sexual"

 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook