As regras do Atletismo

 

Corridas rasas:
 
Nas provas individuais, os atletas devem completar um percurso de 100m, 200m, 400m, 800m, 1.500m, 5.000m ou 10.000m. As duas provas de revezamento (4x100m e 4x400m) são disputadas por equipes de quatro atletas - cada um deve percorrer um quarto do percurso total e passar o bastão para seu companheiro de equipe dentro de uma área restrita.
 
Corridas com obstáculos:
 
Nos 3.000m com obstáculos, a missão dos corredores é saltar obstáculos com 0,91m de altura (masculino) e 0,76m (feminino) - alguns obstáculos são seguidos por fossos de água, com até 0,7m de profundidade.
 
Nas provas dos 100m, 110m e 400m com barreiras, os corredores devem saltar mais de 10 barreiras (obstáculos) que medem 1,07m de altura (masculino) e 0,84m (feminino) nas duas primeiras provas, e 0,91m (masculino) e 0,76m (feminino) nos 400m – esbarrar ou derrubar o obstáculo não resulta em penalidade, mas atrasa o atleta.
 
Saltos verticais:
 
Salto em altura - os atletas devem saltar o mais alto possível sobre uma barra horizontal, aterrissando em uma área acolchoada. Cada atleta tem três tentativas para cada altura - três falhas seguidas levam à eliminação.
 
Salto com vara - os atletas devem saltar o mais alto possível sobre uma barra horizontal. Após pegar impulso na corrida, eles enterram a vara de fibra de vidro flexível em uma caixa de metal, caindo em uma área acolchoada. Cada atleta tem três tentativas para cada altura - três falhas seguidas levam à eliminação.
 
Saltos horizontais:
 
Salto em distância - cada atleta tem três tentativas para saltar o mais longe possível. Eles pegam impulso na corrida em uma pista de cerca de 40m e aterrissam em um banco de areia.
 
Salto triplo - cada atleta tem três tentativas para saltar o mais longe possível. Eles pegam impulso na corrida em uma pista de cerca de 40m.  Os atletas tocam o solo 2 vezes (uma com cada pé) antes de aterrissar em um banco de areia, onde é medida a distância de cada salto.
 
Arremessos e lançamentos:
 
Arremesso do peso - cada atleta tem três tentativas para arremessar um peso de metal redondo de 4 kg (feminino) ou 7,2 kg (masculino).
 
Lançamento do disco - cada atleta tem três tentativas para lançar discos de 1kg (feminino) ou 2kg (masculino).
 
Lançamento do dardo - cada atleta tem três tentativas para lançar um dardo de ponta metálica de 600g (feminino) ou 800g (homens).
 
Lançamento do martelo - cada atleta tem três tentativas para lançar uma bola de ferro de 4 kg (feminino) ou 7,2 kg (masculino), fixada a um cabo de aço (1,2 m).
 
Provas de rua:
 
Com 42,195 km, a maratona é a prova mais longa de corrida - tradicionalmente disputada pelos atletas ao redor da cidade. Na marcha atlética, os corredores percorrem 20km (masculino e feminino) ou 50 km (masculino) com passos rápidos e curtos – devem ter sempre um dos pés em contato com o chão e manter a perna estendida, sem flexionar o joelho, desde o momento em que o pé toca o chão até que o outro pé passe à frente dele. 
 
Eventos combinados:
 
O heptatlo (feminino) e o decatlo (masculino) preveem uma série de provas ao longo de dois dias consecutivos. O heptatlo inclui os 100m com barreiras, 200m e 800m rasos, salto em altura, salto em distância, arremesso de peso e lançamento do dardo. Já o decatlo combina os 100m, 400m e 1.500m rasos, 110m com barreiras, salto em distância, salto em altura, salto com vara, arremesso de peso, disco e dardo.
 
Você Sabia ?
 

- As mulheres foram banidas das corridas de mais de 200m em Jogos Olímpicos entre 1928 e 1960

- Na primeira corrida de revezamento (4x400m masculino), em 1908, os atletas tocavam as mãos ao invés de passar um bastão

- Por variadas razões, alguns esportes foram banidos do programa Olímpico. É o caso do salto em distância parado, salto em altura parado, lançamento de dardo estilo livre e o lançamento de dardo com as duas mãos

- Guinn Smith, dos Estados Unidos, foi o último campeão olímpico do salto com vara a usar uma vara de bambu. O material foi substituído pelo alumínio em 1950 e posteriormente pela fibra

Razões para assistir 

1. Linhagem antiga – A corrida é a mais antiga encarnação do esporte tradicional, datado desde 776 a.C.

2. Pacote variado – Que outro esporte pode oferecer aos espectadores tantas emoções diferentes, proezas de resistência e disputas táticas que podem durar desde 10 segundos até mais de duas horas ? Não tem nenhum momento parado no atletismo!

 

 

 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

CEO da CBDN

Pedro Cavazzoni fala sobre PyeongChang 2018

Esportes de Neve

Victor Santos fala sobre o Cross Country

 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook