Ieda Guimarães fica em 10º no Troféu Internacional Jovem de Pentatlo Moderno

Ieda Guimarães na disputa do Troféu Jovem de Pentatlo Moderno / Foto: Divulgação/João PeresIeda Guimarães na disputa do Troféu Jovem de Pentatlo Moderno / Foto: Divulgação/João Peres

Portugal - O Brasil esteve presente no Troféu Internacional Jovem de Pentatlo Moderno, que foi realizado neste fim de semana, em Leiria, Portugal. A carioca Ieda Guimarães, de 17 anos, esteve presente na disputa sub 19, que reuniu 30 pentatletas de 13 países no país europeu. A brasileira foi a 10ª após somar 950 pontos.
 
O ouro da disputa ficou com a inglesa Annabel Denton, de 15, que somou 1.010 pontos. A prata foi para a húngara Lilla Dallos, de 17 anos, e o bronze para a suíça Anna Jurt, também 17 anos. As duas tiveram a mesma pontuação (1.008). 
 
Todas as disputas aconteceram no Estádio Municipal de Leiria e, como se tratava de um evento da categoria Jovem do Pentatlo Moderno, não contou com o hipismo. A prova de saltos com o cavalo só faz parte dos programas júnior e sênior da modalidade olímpica.
 
Ieda começou a disputa em quinto na esgrima, disputada no sábado, dia 5. Na luta com a espada, a brasileira teve 18 vitórias e 11 derrotas, que lhe garantiram 234 pontos.
 
No domingo, dia 6, ela começou o dia na natação, onde o 21º melhor tempo, nadando os 200 metros estilo livre em 2min27s75, somando 255 pontos. No laser-run, a carioca completou as quatro séries de cinco acertos de tiro a laser no alvo intercaladas com 800 metros de corrida no 16º tempo, 13min59s31 (461).
 
Time - Além das medalhas individuais, o Troféu Jovem de Portugal também teve premiação por equipes. Neste caso, o ouro foi para as húngaras Lilla Dallos, Zsofia Koleszar e Rita Criszmazia, que somaram 2.915 pontos. A prata ficou com as polonesas Agnieszka Wysokinska, Katazyrna Ligeza e Daria Niedzialkowska (2.845) e o bronze com as ucranianas Diana Borshch, Kateryna Selemeneva e Kateryna Borchukova.
 
A jovem Ieda Guimarães está tendo uma temporada de agenda cheia. Ela esteve presente na primeira etapa da Copa do Mundo, em fevereiro, no Egito, onde fez sua estreia no circuito do torneio, e também em Portugal, em outro momento, em abril, para o Mundial Jovem. Agora, a brasileira se prepara para os Jogos Sul-Americanos Cochabamba 2018, que terão as disputas do Pentatlo Moderno de 6 a 8 de junho, e nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018, em outubro.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook