Brasileiros querem recuperar títulos na 18ª Maratona Internacional de São Paulo

Prova tem 20 mil inscritos  / Foto: Sérgio Shibuya / MBraga Comunicação São Paulo - Recuperar os títulos da melhor e mais importante maratona do país. Este será o desafio dos corredores brasileiros na 18ª Maratona Internacional de São Paulo, marcada para o domingo, dia 17, com largada às 7h40, na Avenida Jornalista Roberto Marinho, e chegada no Ibirapuera, após 42,1 km por ruas e avenidas da maior cidade do país. Com 12 vitórias em 17 edições, as mulheres querem ampliar a vantagem, enquanto no masculino, com sete conquistas, a meta é diminuir a diferença em relação aos estrangeiros. São esperados 20 mil atletas, divididos também pelas provas de 25 km e 10 km, além da caminhada de 3 km.

Nesta quinta-feira começa a entrega do kit, juntamente com a cortesia da entrega do chip descartável. A mesma será nos dias 14 e 15 de junho, das 12h às 20h, e no dia 16 de junho, das 8h às 16h, no Ginásio Estadual Geraldo José de Almeida - Rua Manoel da Nóbrega, 1361, São Paulo. Não haverá entrega de kit no dia da prova.

Com um excelente retrospecto no feminino, levando vantagem 12 vezes em 17 edições, o Brasil brigará por mais uma vitória no domingo. A última vencedora do país foi Marizete Moreira, em 2010, e Márcia Narloch, campeã em 1999, 2000 e 2005, é a maior ganhadora da Maratona Internacional de São Paulo.

Os destaques nacionais em 2012 são Sueli Pereira da Silva, quarta colocada no ano passado e vice-campeã da Volta da Pampulha; Marily dos Santos, campeã da Maratona de Pádova nesta temporada; Conceição Oliveira, campeã do Campeonato Sul-Americana de Maratona no início deste ano; a bicampeã Maria Zeferina Baldaia; e Edielza Alves dos Santos, entre outras, todas com boas chances de superar as estrangeiras. A elite feminina larga às 7h50 na avenida Jornalista Roberto Marinho, próximo da Ponte Estaiada.

Entre os homens, o Brasil está em desvantagem no duelo com estrangeiros, com sete vitórias contra dez. A última conquista nacional foi em 2008, com Claudir Rodrigues. Para voltar ao topo do pódio, o atletismo brasileiro conta com um grupo bastante experiente. As atrações são Laelson dos Santos, quatro colocado no ano passado, Damião de Souza, terceiro colocado na Meia Maratona do Rio de Janeiro, em 2011; José Telles, vencedor da prova em 2005 e que fará sua despedida das provas no dia 17; Giovani dos Santos e Gilmar Ferreira, entre outros.

A largada é na avenida Jornalista Roberto Marinho, próximo da Ponte Estaiada, cartão postal de São Paulo, e tem três horários: às 7h40, os cadeirantes; às 7h50, a Elite Feminina e, às 8h25min, a Elite Masculina e o pelotão geral. As chegadas da maratona e dos 10 quilômetros são próximas ao Obelisco, no Ibirapuera. A chegada dos 25 quilômetros ocorre na Avenida Escola Politécnica (ao lado do IPT), enquanto a caminhada começa e termina na avenida Jornalista Roberto Marinho.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

 
 
Curta - EA no Facebook