Maratona Internacional de Floripa: a estreia nos 42k

Primeira edição da prova acontece no dia 27 de agosto e muitos atletas farão o percurso de 42k pela primeira vez / Foto: DivulgaçãoPrimeira edição da prova acontece no dia 27 de agosto e muitos atletas farão o percurso de 42k pela primeira vez / Foto: Divulgação

Florianópolis - 42k! Acompanhar uma maratona desperta a curiosidades em muita gente e com isso o desejo de fazer parte daquele grupo de corredores que vive o sentimento de completar os 42.195m.
 
Mas como é a preparação para se tornar um maratonista? Conversamos com o treinador Fabiano Braun, Diretor Técnico da Floripa Runners, profissional com grande experiência na preparação de atletas, e ele nos passou algumas dicas para os atletas que farão sua estreia na distância na Maratona Internacional de Floripa, dia 27 de agosto.
 
A escolha da prova - O planejamento para uma Maratona começa muito antes da realização do evento. A escolha da prova é extremamente importante e por se tratar de uma estreia é imprescindível que o atleta opte por corridas que reúnam algumas características especificas como altimetria, boa organização e clima, por exemplo.
 
“A primeira maratona de um corredor é muito mais do que uma prova: é algo que merece ser guardado para sempre na memória. Para garantir que você tenha uma boa história para contar é fundamental a escolha de uma prova que reúna as características certas. A Maratona Internacional de Floripa passa a ser uma excelente opção para isso, pois é uma prova com boa altimetria, diversos postos de hidratação com água e isotônicos e acontece em uma época em que as temperaturas são ótimas para corrida, ideal para quem vai correr pela primeira vez”, explica Fabiano Braun.
 
Preparação - Após bater o martelo e definir a data da estreia nos 42k é hora de iniciar a preparação. A dica mais importante é que os atletas sigam o planejamento acompanhados por profissionais da área de educação física, pois dessa forma a jornada será feita com embasamento técnico e maior segurança.
 
Ainda segundo Fabiano, “É importante também que o atleta já tenha corrido outras provas, de 5k, 10k ou 21k, por exemplo. A preparação específica para os 42k deve começar de quatro a seis meses antes da prova. É importante fazer treinos em diferentes tipos de terreno para ganhar força e resistência. Fortalecer a musculatura também é fundamental. Outro detalhe importante é passar por avaliação prévia com um médico, pois o desgaste cardiovascular causado pela longa distância faz com que o coração permaneça em um ritmo mais acelerado”.
 
Ritmo ideal - Completar a prova é o principal objetivo! Muitos atletas se preocupam com a questão do tempo final, mas como bem explica Fabiano Braun a ideia é que experiência da primeira maratona seja algo prazeroso e não uma obrigação. “A primeira maratona deve ser completada sem muito sofrimento e não para tentar cumprir na marra um tempo preestabelecido. Portanto, corra a uma velocidade confortável. Geralmente os alunos que correm pela primeira vez os 42k não conseguem realizar um split negativo, ou seja, fazer a segunda parte da prova mais rapidamente; então, o ideal é correr a prova inteira na mesma velocidade. O atleta deve correr como está acostumado em treinos longos. Até um pouco menos, pois a meta é não quebrar”,
 
Alimentação e hidratação - Para quem vai correr a Maratona é muito importante ficar atento a hidratação e alimentação. “O ideal é que o atleta não deixe de beber água em todos os postos, a cada 3k mais ou menos. Além disso, é fundamental a reposição de sais minerais ao longo do percurso o que torna o isotônico também muito importante ao longo dos 42k. A falta de sais minerais pode causar uma fadiga muscular mais rapidamente o que prejudica o desempenho do atleta. Outra dica é ingerir gel carboidrato a cada uma hora de prova”, comenta Fabiano. “Importante também que o atleta procure um nutricionista para que o profissional possa passar a alimentação adequada para cada indivíduo”, acrescenta.
 
Pós-prova - “Finalizada a conquista faça uma suplementação com proteínas e carboidratos e descanse. No primeiro dia após a prova o ideal é não fazer nada, apenas relaxar o corpo. Depois já é possível introduzir alguns treinos regenerativos ou cross-training. O ideal é que as duas semanas pós-prova sejam leves. Sempre recomendo aos meus alunos uma massagem no dia seguinte para recuperar a musculatura, além de alongamento”, finaliza Fabiano Braun.
 
Serviço – Maratona Internacional de Floripa
 
Data: 27 de agosto de 2017
Local da largada: Trapiche da Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis
Horário: 6h30
Percursos: 42k (solo e duplas), 10k e 5k
Inscrições:  https://goo.gl/dnJbG3 até 20 de agosto
Retirada de kits: Loja Centauro - Beiramar Shopping - Rua Bocaiúva, 2468 - Centro - Loja 109 - Piso L1 – 24, 25 e 26 de agosto, das 10h às 22h
 

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