#TimeMaratonadoRio: Dicas para o pós-prova

Capital carioca foi palco da Maratona do Rio / Foto: Thiago Diz/DizzMediaCapital carioca foi palco da Maratona do Rio / Foto: Thiago Diz/DizzMedia

Rio de Janeiro - Neste domingo, dia 18, a capital carioca foi palco da Maratona do Rio. Do Recreio dos Bandeirantes até a linha de chegada no Aterro do Flamengo, 33 mil pessoas participaram das provas de 42km, 21km (Meia Maratona) e 6km (Family Run).
 
O Time de Especialistas da prova se reuniu para dar algumas dicas fundamentais para você se recuperar da melhor forma. Confira!
 
1 - Descanse o corpo! Seus músculos e tendões foram muito solicitados durante a prova, levando a microlesões que precisam ser cicatrizadas. Aproveite a semana para recuperar o corpo, deixando para retomar as corridas no minimo 72h depois da prova. Dê preferencia para outros exercícios aeróbicos como natação ou um ciclismo leve.
2 - Aos que correram 42km, uma dica é a utilização de meias de compressão imediatamente após a prova, mantendo por 48h. Um estudo recente, realizado por pesquisadores australianos e neozelandeses, mostrou que o método promove uma recuperação mais rápida da fadiga muscular dentro de 2 semanas.
 
Dr. Sérgio Maurício, Ortopedista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e cirurgião de joelho formado pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO).
 
3 - Hidrate-se! Uma forma simples de saber o grau de hidratação pós-prova é observar a cor da urina. Urina muito escura significa desidratação! Consuma líquidos, de forma fracionada, até a cor da sua urina voltar ao normal. Desta forma, você estará hidratado!
 
4 - Reabasteça seu corpo! Depois da prova, é muito importante restabelecer as reservas de energia do corpo e recuperar a musculatura. Consuma carboidratos (macarrão, arroz, batata, pão, frutas, suco) e proteínas magras.
 
Roberta Lima, nutricionista da seleção olímpica de judô desde 2003. Esteve na comissão técnica nos Jogos de Pequim-2008, Londres-2012 e Rio-2016.
 
5 -  As dores usuais são melhores tratadas pela aplicação local de gelo
 
6 - Examine os pés após a corrida. As bolhas existentes, após a assepsia da região, devem ser cobertas com  “band-aids”.
 
7 - Se as dores musculares persistirem após alguns dias da corrida, a melhora será obtida por meio de massagens e alongamento gentil dos músculos afetados. Entretanto, se estiver de modo incomum fraco ou doente, deverá então procurar um médico.
 
Dr. Paulo Lourega, Médico do Esporte e Diretor médico da Maratona do Rio desde 1987. É membro da Diretoria (Board of Governors) da International Marathon Medical Directors Association (IMMDA);
 
8 - A rabdomiólise pode ocorrer após o exercício vigoroso, especialmente para quem correu mais do que havia treinado. Ela ocorre por extensa lesão das fibras musculares e é potencialmente grave. Observe sua urina, deve estar clara. Hidrate-se. Caso esteja na cor de refrigerante de cola, busque atendimento de emergência.
 
9 - Seu coração foi um bravo motor durante a prova! Esteja atento aos sinais de alerta que ele pode emitir mesmo após a prova: tonteiras, desmaio, palpitações, dor na região entre o nariz e o umbigo. Caso apresente algum desses sinais, busque atendimento de emergência imediatamente. Nosso Hospital de Campanha está aberto durante toda a corrida.
 
Fabíula Schwartz, cardiologista, especialista em Medicina do Exercício e do Esporte e uma das médicas da equipe de saúde da Maratona do Rio desde 2010;
 
10 - Deixe seu corpo livre para sentir a emoção da chegada. Relaxe e deixe a expansão tomar conta de seu pensamento. Sinta , veja , registre , compartilhe o melhor dos seus momentos. Esta é a sua vida! Esta é uma realização pessoal!
 
11 - A história de cada um tem importância no ciclo das conquistas e se renova a cada prova. Sua corrida é um grande aprendizado.
 
Vanessa Protásio, mental coach, psicóloga clínica e maratonista há 33 anos.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

CEO da CBDN

Pedro Cavazzoni fala sobre PyeongChang 2018

Esportes de Neve

Victor Santos fala sobre o Cross Country

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

 
 
Curta - EA no Facebook