Tudo pronto para a Maratona do Rio de Janeiro 2017

 Elijah Kipkemei venceu em 2016 / Foto: Pedro Martins/Divulgação Maratona do Rio​ Elijah Kipkemei venceu em 2016 / Foto: Pedro Martins/Divulgação Maratona do Rio​

Rio de Janeiro - Neste domingo, dia 18 de junho, a Cidade Maravilhosa será palco da 15ª Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro, que conta com provas de 6km, 21km e 42km. Este ano, 33 mil pessoas, entre estrangeiros de 47 países e representantes de todos os estados brasileiros, correrão em um cenário que coloca a prova no topo do ranking das mais lindas do mundo. 
 
Para atender o grande número de participantes, a organização montará uma complexa operação que exemplifica a grandiosidade e o impacto positivo na capital carioca. A Maratona do Rio movimenta mais de 200 milhões de reais na economia do município, com alta taxa de ocupação hoteleira, e ainda integra o calendário oficial de eventos e datas comemorativas da cidade do Rio de Janeiro. 
 
“Trabalhamos o ano inteiro para organizar a Maratona do Rio. Um evento deste porte envolve diferentes esferas, como Prefeitura, Governo, Secretaria de Esportes, CET Rio etc. Temos uma grande operação de trânsito e precisamos causar o mínimo de impacto, organizar a passagem de 33 mil pessoas pelas ruas da cidade, além de desmontar o percurso logo após o término da prova. Só para a montagem, usamos mais de 7500 grades e 4000 cones. São diversas reuniões e uma grande equipe para definir toda a estratégia de operação e logística”, explica João Traven, Sócio-diretor da Spiridon Promoções & Eventos, organizadora da Maratona do Rio ao lado da Dream Factory.
 
Para se ter uma ideia da magnitude da prova, são mais de 558 mil copos de água, 210 mil frutas, 2.800 colaboradores no staff, 250 profissionais de saúde e mais de 250 ônibus para transporte dos inscritos.
 
A prova de 42km terá largada às 7h30 na Praça do Pontal do Tim Maia, no Recreio dos Bandeirantes, passando pelas praias do Recreio, Reserva, Barra da Tijuca, São Conrado, Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e chegando no Aterro do Flamengo. A largada da Meia Maratona Olympikus (21km) será às 6h45 na Praia do Pepê, Barra da Tijuca; e a da Family Run Smart Fit (6 km) acontece às 8h no Aterro do Flamengo, na altura da Rua Cruz Lima. Todas as chegadas acontecem no Aterro do Flamengo, entre as Ruas Tucumã e Cruz Lima.
 
Disputa intensa em brasileiros e quenianos na elite nos 42km - A Maratona do Rio promete uma briga acirrada entre brasileiros e quenianos – países que mais venceram a prova. Tanto na prova masculina quanto na feminina. Entre os homens, são quatro os atletas que já venceram a corrida: o atual campeão, Elijah Kipkemei Kemboi; o vencedor de 2010, Anderson Chirchi Kipronm; o baiano Edmilson dos Reis Santana, primeiro colocado em 2014; e o pernambucano Marcos Antônio Pereira, que venceu em 2009. No feminino, a queniana Ednah Mukhwan, vencedora de 2014, enfrenta desafiantes como a compatriota Leah Jerotich (vice-campeã no ano passado), a baiana Marizete Moreira dos Santos (vencedora em 2008) e a amazonense Raimunda Maria da Fonseca (campeã em 2004). Os melhores tempos até hoje na Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro são: 2h14min55s no masculino e 2h34min41s no feminino.
 
Maratona do Rio terá atrações ao longo do percurso - Diversos músicos ao longo dos 42km da Maratona para milhares de corredores e torcedores. É a iniciativa Maratona com Arte, que terá como destaques os shows de Sérgio Loroza, Alice Caymmi, Davi Moraes e Groove Bloco. A Maratona com Arte é patrocinada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura através da Lei de Incentivo.
 
"As pessoas que forem às ruas do Rio do Janeiro poderão ouvir um repertório variado, já que o Maratona com Arte trará diferentes ritmos, como eletrônico, música clássica, mpb e samba. Será novamente um dia de confraternização em torno do esporte para o Rio de Janeiro", avalia Duda Magalhães, Diretor da Dream Factory.
 
Confira as atrações musicais da Maratona com Arte:
 
Ponto 1 - Reserva Km 12 da Maratona / Av Lucio Costa em frente ao quiosque Ilha 17 - Orquestra ASMB
Ponto 2 - Praia de São Conrado Km 28 da Maratona / Av Prefeito Mendes de Morais esq com a Princpesa Diana de Galles - Dj Bernardo Palmeira & Jorge Ailton 
Ponto 3 - Praia de Copacabana 1 - Km 34 da Maratona / Av Atlântica - Posto 6 - Alice Caymmi e Dj Lucas Paiva
Ponto 4 - Praia de Copacabana 2 - Km 37 da Maratona Av Atlântica - Copacabana Palace - DJ Omulu, Dj Uproot Andy 
Ponto 5 - Enseada de Botafogo - Km 41 da Maratona - Av Infante Dom Henrique - Davi Moraes e Dj Marcelinho DaLua
Chegada - Serjão LoroZa & Dj Nado Leal com participação especial de Zé Ricardo 
 
Mulheres são maioria na Meia Maratona Olympikus e Family Run Smart Fit 
 
Um dado que chama atenção é o crescimento do número de participantes do sexo feminino ao longo dos anos. Hoje, elas são maioria tanto na Meia Maratona (55%), quanto na Family Run (67%). No total, respondem por 47% dos inscritos no evento. Na Maratona, elas representam 29%.
 
A Terceira Idade também marca presença no evento -  6% dos participantes nas três provas têm mais de 60 anos. E não pense que essa galera quer moleza. Vinte e oito porcento deles participarão da Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro. Daqueles com mais de 60 anos que correrão a prova de 42km, 82% são homens. 
 
Diversidade pelas ruas - Depois do Brasil, a Argentina é o país com o maior número de representantes (cerca de 600 corredores), seguida pelo Chile (aproximadamente 200). A lista conta ainda com corredores dos Estados Unidos, Itália, Alemanha, Japão, China, Cingapura, Rússia e Croácia, entre outros.
 
Números
 
Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro - 42km – 11.500 participantes
Meia Maratona Olympikus da Cidade do Rio de Janeiro -21km – 13.500 participantes 
Family Run Smart Fit - 6km – 8.000 participantes
Total: 33 mil pessoas
 
Expo Rio Run
Esta sexta e sábado são os últimos dias para curtir a Expo Rio Run, maior exposição de produtos do segmento de running, que acontece nos três dias que antecedem a prova, no Centro de Convenções SulAmérica. No local também é feita a retirada dos kits por parte dos participantes do evento.
 
Entre as marcas presentes estão Olympikus, Tom Tom, JSF, Safe Runners, Polar, Pink Cheeks, Cool Towels e Flormel. A expectativa é de que mais de 40 mil pessoas passem pelo local nos três dias de feira.
 

Veja Também: 

 

 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

CEO da CBDN

Pedro Cavazzoni fala sobre PyeongChang 2018

Esportes de Neve

Victor Santos fala sobre o Cross Country

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

 
 
Curta - EA no Facebook