Thais Oliveira é ouro no Pan de Wrestling e Brasil encerra jejum de 6 anos

Thais Oliveira festeja ouro no wrestling  / Foto: John Broughton/UWWThais Oliveira festeja ouro no wrestling / Foto: John Broughton/UWW

Fortaleza - O wrestling brasileiro voltou ao lugar mais alto do pódio no segundo dia de competições do Pan-americano Júnior de Wrestling 2018, disputado no Centro de Formação Olímpica do Nordeste, em Fortaleza, Ceará. Thais Oliveira venceu a categoria até 72kg do wrestling feminino e conquistou um título que o estilo não ganhava há seis anos.  
 
A última vencer o Pan Júnior, antes de Thais, foi Lais Nunes na edição de 2012, em Peten, na Guatemala. As meninas brasileiras ainda levaram a prata com Beatriz dos Reis até 76kg, e duas medalhas de bronze com Grabriela Rocha até 68kg e Evelyn Santos até 50kg, no dia dedicado ao wrestling feminino.
 
“Não tenho nem palavras para dizer o que estou sentindo. Tinha o sonho de vencer um torneio internacional e comemorar dando a volta com a bandeira do Brasil no tapete. Tinha passado perto dois anos e graças a Deus consegui ser campeã e ainda no Brasil. Gostaria de agradecer a todos companheiros de treino e atletas que me ajudaram chegar até aqui”, afirmou Thais, 20 anos, prata em 2016 na Venezuela e bronze em 2017.
 
Para ficar com o ouro Thais venceu três lutas. A primeira sobre norte-americana Andrea Sennent por touche, posição que se obtida encerra a luta. Em seguida, 10 a 0 sobre a peruana Krizia Ortega e por fim 9 a 2 sobre a mexicana Adaljiza Ibarra. O wrestling feminino esteve perto de outro ouro com Beatriz dos Reis que vencia até os segundos finais, mas permitiu a virada da mexicana Mirian Gonzalez, que a venceu por 6 a 2.
 
Na divisão até 50kg, Evelyn Santos fez 10 a 0 sobre a argentina Elis Parodi na luta de estreia, mas acabou superada na semifinal contra a colombiana Greidy Perez por touche em um contra-ataque, quando vencia por 4 a 2. Na luta pelo terceiro lugar, Evelyn superou a norte-americana Felicity Taylor por 6 a 1 e ficou com primeiro bronze do dia. Já o segundo terceiro lugar foi amealhado por Grabriela Rocha. A categoria da paraense radicada em São Paulo foi disputada no sistema todas contra todas. Grabriela lutou pela prata contra Kayla Mariano, dos Estados Unidos, que a venceu por touche. Letícia Gonçalves até 55kg, Meiriele Santos até 62kg, Amanda Leal até 57kg, Flaviana Arruda até 53kg e Nikeli Ferreira até 65kg ficaram fora dos pódios.
 
Com as quatro medalhas do wrestling feminino e as quatro medalhas do estilo greco-romano obtidas no primeiro dia do torneio, a delegação nacional soma oito e o número pode aumentar. O Pan-americano Júnior de Wrestling 2018 termina neste domingo com os atletas do estilo livre. A equipe nacional conta com: Daniel Nascimento até 57kg; Anderson Costa até 61kg; Pedro Henrique dos Santos até 65kg; Renato da Silva até 74kg; Phelipe dos Santos até 79kg; Fábio Rodriguês até 92kg; Guilherme Pradella até 97kg e Marcos Carrozino até 125kg. As finais começam às 18h, horário de Brasília.
 
Confira a classificação de cada atleta brasileira:
 
1º lugar - Thais Oliveira até 72kg
2º lugar - Beatriz dos Santos até 76kg
3º lugar - Evelyn Santos até 50kg e Grabriela Rocha até 68kg
4º lugar - Letícia Gonçalves até 55kg, Meiriele Santos até 62kg e Amanda Leal até 57kg
5º lugar - Flaviana Arruda até 53kg e Nikeli Ferreira até 65kg
 
Veja Também: 
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook